Prestar cuidados de apoio direto ao idoso, em contexto domiciliar e institucional, contribuindo para o seu bem-estar biopsicossocial, tendo em consideração os objetivos definidos pela equipa técnica local e os princípios deontológicos de atuação.
INFORMAÇÕES
GERAIS
Habilitações de Acesso: Com o 9.º ano de escolaridade
Duração Mínima: 3 Anos
Certificação: 12.º ano – Qualificação nível 4
Consulte o Referencial de Formação aqui
PERFIL PROFISSIONAL
O que faz?
Prestar/ auxiliar nos cuidados de higiene, eliminação e conforto do idoso, nos diversos contextos de atuação.
Auxiliar o profissional de saúde no apoio ao idoso na mobilidade, desenvolvendo as transferências e posicionamentos de forma adequada.
Acompanhar e apoiar o idoso nas diversas atividades de vida diária.
Auxiliar os profissionais responsáveis nos cuidados de alimentação, aplicados aos idosos com dependência funcional, temporária ou permanente.
Participar no planeamento e desenvolvimento de atividades básicas de animação e entretenimento e de estimulação dos domínios cognitivo, social e motor, de acordo com as capacidades, necessidades e interesses do idoso.
Executar atividades básicas de estimulação cognitiva, social e motora, segundo as orientações da equipa técnica.
Prestar cuidados de higiene e arrumação dos espaços envolventes e da roupa dos idosos.
Apoiar a equipa técnica na organização do espaço, com o objetivo de prevenir acidentes domésticos e em instituições.
Participar na prevenção de negligência, abusos e maus tratos ao idoso.
Avaliar a informação obtida através de instrumentos técnicos aplicados por especialistas, para melhor conhecimento do perfil funcional do idoso, e consequente adequada prestação de cuidados.
Colaborar com a equipa técnica na planificação e desenvolvimento de atividades segundo os objetivos delineados, de acordo com a informação fornecida pelos instrumentos de avaliação.
Estabelecer a articulação com a equipa técnica responsável, a fim de reportar a evolução do estado físico, psíquico e emocional, situações anómalas e/ ou agravamento do estado de saúde do idoso, tendo em consideração as orientações e procedimentos definidos pela equipa técnica.