Back

É uma escola que ministra o nível de educação pré-escolar, o 2º e 3º ciclos do ensino básico e o ensino secundário.

O IDL é uma escola privada, reconhecida pelo ministério da educação português, e é um projeto de educação absolutamente diferente no panorama das escolas portuguesas.

Como tantos lugares, é um lugar onde as pessoas (os Estudantes e todos os outros) se podem capacitar para serem mais felizes. A diferença é que no IDL a capacitação é feita à medida da vontade, da motivação e das inteligências múltiplas que cada um tem; e a felicidade de cada um, a felicidade que cada um quer, é mesmo alcançada.

Os currículos oficiais obrigatórios, próprios em cada modalidade ou nível de educação, são respeitados, usando-se um modelo de ensino-aprendizagem de facto diferenciado, respeitando e promovendo as aprendizagens individuais. A estes currículos são acrescentados outras ‘Capacidades no Currículo’, construindo em cada estudante um ‘Cidadão IDL’.

Ser Cidadão IDL é ser uma pessoa capaz e feliz. Capaz, porque sabe mais e melhor o que precisa para ser uma pessoa bem formada para a vida e para o trabalho que hoje o mundo global necessita. Feliz, porque não encara nem vive a Escola com sofrimento: gosta de aprender, gosta como aprende, percebe o sentido das aprendizagens.

Capaz e feliz, porque o Cidadão IDL está preparado para continuar com gosto os seus estudos onde quiser, em Portugal ou no estrangeiro.

É Cidadão IDL quem partilha um determinado ideal de vida, alinhado pelos grandes objetivos societais que nos fazem mais capazes e mais felizes. E também fazem os outros mais capazes e mais felizes. – Por isso, para além das Crianças / Estudantes e do Staff IDL, também as Famílias, os antigos Estudantes (Alumni) e os Parceiros são Cidadãos IDL.

As famílias e/ou outros responsáveis de educação têm à sua disposição no IDL um percurso verdadeiramente alternativo ao que existe nas escolas tradicionais, pensado como uma carreira, devidamente cuidada, que promove a educação e/ou a escolarização de uma criança, desde tenra idade, no pré-escolar, até à sua idade adulta, na entrada numa Universidade, nacional ou internacional, ajustada à sua motivação, interesse e competência.

Tal é possível, fruto de um trabalho precoce, bem estruturado com as famílias, assente nas competências de cada uma das partes, e, sobretudo, alicerçada no saber técnico e de boas parcerias que o IDL coloca no que faz, conduzindo cada Estudante, ao longo do seu histórico escolar, para um percurso de saber escolar e de conhecimento que o irá levar ao ensino superior desejado, seja em Portugal, seja no estrangeiro.

O Currículo no IDL é qualificado como em nenhum outro lugar. Ele é composto pelas normais aulas e pelas atividades previstas para cada disciplina ou área curricular. Mas não só.

A estas horas de aulas e atividades, são acrescentadas / integradas horas de outras ‘Capacidades em Currículo’, que são de frequência obrigatório, e são preparadoras do ‘Cidadão IDL’.

No plano de desenvolvimento e capacitação de cada ‘Cidadão IDL’, todas Crianças e Estudantes do IDL poderão, facultativamente, acrescentar outras aprendizagens ao seu desenvolvimento pessoal e social – são as designadas ‘Aprendizagens Complementares’.

Tratam-se de atividades de caráter opcional, de acordo com a motivação das Crianças / Estudantes e dos seus Aliados na Educação.

É uma escola bilingue, onde a língua inglesa é lecionada a par com a língua portuguesa, em sessões comunicantes com o currículo normal, permitindo aos estudantes que, ao longo do seu percurso escolar, possam ver certificadas as suas aprendizagens no domínio da língua inglesa. No final do 12º ano de escolaridade, os estudantes obtêm dois cursos: um Curso do Ensino Secundário, certificado pelo Ministério da Educação, e um Curso de Língua Inglesa, certificado pela Cambridge School.