
IDL NA ESLOVÁQUIA
Entre os dias 3 e 9 de novembro, um grupo composto por quatro estudantes do ensino secundário do Instituto Duarte de Lemos e dois professores deslocou-se à Eslováquia para participar em diversas atividades no âmbito do projeto de acreditação Erasmus+ 2025-1-PT01-KA121-SCH-000324177, que envolve três escolas: o Instituto Duarte de Lemos (Portugal), Gymnázium sv. Františka Assiského, LEVOČA (Eslováquia) e Gymnasium NORDENHAM (Alemanha)
Com o intuito de concretizar os principais objetivos do projeto de acreditação Erasmus+ do Instituto Duarte de Lemos (preparar professores e alunos mais capazes em comunicação em língua estrangeira, incentivar práticas sustentáveis alinhadas com as transições green & digital, sustentabilidade e meio ambiente), os estudantes e professores embarcaram nesta aventura com elevadas expectativas.
Durante esta semana, os participantes irão envolver-se em workshops e experiências culturais que visam reforçar competências essenciais para o século XXI. Num primeiro momento, partilharam um pouco dos seus países e escolas através de uma apresentação feita por parte dos estudantes portugueses, eslovacos e alemães. Irão ser feitas visitas culturais à Basílica de St. Jacob, um marco histórico e cultural da região, às grutas de Belianska, onde os alunos serão dotados de conhecimento científico, e à área natural de Sivá Brada – Dreveník, com enfoque na preservação ambiental. Paralelamente a estas atividades, irão ser realizadas atividades na escola, nomeadamente atividades de laboratório, aplicando os conhecimentos científicos e digitais adquiridos ao longo da semana.
Esta mobilidade irá certamente permitir aos alunos melhorar a comunicação em língua estrangeira, desenvolver competências digitais, e refletir sobre a importância da sustentabilidade, e da interculturalidade. Para os professores, será uma oportunidade de partilhar práticas pedagógicas inovadoras e reforçar a cooperação internacional.
O projeto continua a abrir portas para novas experiências, consolidando a visão de uma escola aberta ao mundo, sustentável e digital, estando previstos mais dois encontros – um em Portugal, em fevereiro, e outro na Alemanha, em maio.
Tag:erasmus











