
DIA DE AULAS AO AR LIVRE
“NÃO PODEMOS APENAS PENSAR SOBRE O TIPO DE MUNDO QUE DEIXAMOS ÀS NOSSAS CRIANÇAS. TEMOS QUE PENSAR SOBRE O TIPO DE CRIANÇAS A QUEM DEIXAMOS O NOSSO MUNDO.”
À semelhança dos anos letivos anteriores, no passado 6 de novembro, assinalámos o movimento Dia de Aulas ao Ar Livre, um movimento global para que o contacto com o ar livre seja uma realidade diária na vida das crianças.
As crianças passam menos tempo do que nunca ao ar livre e isto afeta a sua saúde e a ligação com o mundo natural com quem desenvolvem uma ligação emocional que tanto contribui para o seu bem-estar, saúde física e mental.
Aceitámos o desafio deste ano para que neste dia desfrutássemos de, pelo menos, 30 segundos na natureza. O nosso jardim é um mundo de oportunidades e um laboratório de aprendizagens sem fim que diariamente é explorado pelas nossas crianças e estudantes, por isso o desafio hoje era ir além da exploração do ambiente natural. O desafio era, todos juntos, pararmos, sentirmos e conectarmo-nos com a natureza. No aqui e no agora, olhar os tons de outono à nossa volta, sentir o vento, ouvir a chuva, respirar ar puro e desfrutar da natureza. Desafio atingido com sucesso e bem-estar!
E já que a chuva marcou presença ainda podemos saltar e brincar nas pocinhas de lama e desfrutar de momentos de aula em ambiente outdoor.
Estar no exterior ajuda as crianças a concentrarem-se, fomenta a sua criatividade e imaginação, ajuda a criança a testar os seus próprios limites e pode simplesmente ser mais divertido, tornando-se essencial para o seu desenvolvimento físico e mental























