DIA MUNDIAL DOS SONHOS 22

Este ano o IDL assinalou o Dia Mundial dos Sonhos de forma diferente. Deixámos de sonhar individualmente e SONHÁMOS TODOS JUNTOS. Sonhámos a escola! Com o propósito de perceber que somos parte integrante deste todo e que cada peça, diferente e única, é essencial para o encaixe perfeito deste nosso puzzle (escola) e só assim conseguiremos construí-lo com sucesso.

Neste sentido as atividades implementadas foram:

HERÓIS SEM CAPA

Este projeto fundado e gerido por Mafalda Mota tem como foco uma coleção de livros infantis (escritos e ilustrados pela autora) que mostram, através de histórias inspiradas em pessoas reais, as variadíssimas maneiras de encontrar o herói que todos temos dentro de nós.

Com muita alegria recebemos, no IDL, a escritora e ilustradora Mafalda Mota que preparou várias sessões de leitura e workshops criativos.

No 1º ciclo conhecemos a Maxy do livro Magia em Mim e sonhámos com as cores, o simbolismo e as emoções com que esta heroína da vida real se debatia ao longo da sua história. Acreditámos que seria capaz de se ultrapassar e concretizar o seu sonho se acreditasse mais em si. No pré-escolar (sala 4/5 anos) mergulhámos com a Bay numa viagem entre ondas do mar, amizade, sonhos, resiliência e amor-próprio.

Da leitura passámos à expressão criativa de onde saíram dezenas de Lotos diferentes e coloridos através das emoções dos nossos heróis ou marcadores de livros para nos relembrarem a magia transformadora de descobrir um herói dentro de nós. Afinal os heróis também são feitos de sonhos!

MURAL “SONHAR A ESCOLA”

Peças soltas do mesmo puzzle… que se unem por um sonho maior!

O tema foi lançado para os estudantes do 5º ao 12º ano, onde cada turma foi desafiada a “sonhar a escola”, transcrevendo através de uma palavra (ou várias) ou frase o que para cada grupo é mais importante na escola. As peça do puzzle foram pintadas de forma colorida.

[Fotografias brevemente]

Estas atividades tiveram como objetivos:

• Inspirar as crianças/estudantes a descobrir a magia de encontrar o herói que vive dentro delas;
  • Promover a auto-estima e autoconfiança;
  • Sonhar e apontar caminhos para realização do sonho;
  • Fomentar o espírito de camaradagem e relacionamento interpessoal e a força e a magia que esse espírito nos traz na concretização dos nossos projetos;
  • Promoção do sentimento de pertença ao grupo;
  • Perceber o impacto e a importância do indivíduo pensar o grupo na resolução de problemas coletivos.