ESTUDANTES DO IDL DISTINGUIDOS EM CONCURSOS DE MATEMÁTICA

O IDL participou no programa SPM@TESTES 2022 que tem como objetivo fornecer às escolas um instrumento de auditoria externa sem intervenção dos professores locais, seja nos enunciados, matrizes ou critérios de correção.

Este programa tem como objetivos facilitar a identificação em cada escola dos seus pontos mais frágeis e mais fortes, permitindo intervenções focadas e fornecer a cada escola um instrumento de benchmark para a concretização de práticas de melhoria contínua.

Relativamente a este projeto em que se envolveram as turmas dos 2.º, 4.º, 6.º e 9.º anos, os alunos revelaram um excelente desempenho, ficando o colégio destacado em primeiro lugar a nível distrital e nos lugares cimeiros a nível nacional, em todas as categorias a concurso.

A saber:

TESTES@SPM 2.º ANO 4.º ANO 6.º ANO 9.º ANO
Posição nacional 2 3 19 8
Posição distrital 1 1 1 1
Nº de Escolas participantes (nacional) 36 55 64 94
Nº de Escolas participantes (distrital) 2 4 6 7

O IDL participou ainda no concurso Canguru Matemático organizado pela Associação Canguru sem fronteiras, da SPM. Este concurso pretende estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática, fazer com que se divirtam a resolver questões matemáticas, descobrindo o lado lúdico desta ciência e que estes percebam que conseguir resolver problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora.

Em relação a este projeto, o IDL distinguiu-se nas categorias Mini Escolar I (alunos do segundo ano de escolaridade), Mini Escolar III (alunos do 4.º ano de escolaridade) e Cadete (9.º ano de escolaridade).

De salientar que da nossa escola saíram premiados 2 estudantes do 2.º ano, 7 estudantes do 4.º ano e 2 estudantes do 9.º ano, tendo-se destacado com posições entre os cinco primeiros a nível nacional os estudantes Marco Ribeiro e Salvador Almeida (2.º ano); Afonso Cêpa, Diogo Neves e Maria Leonor Silva (4º ano) e Sérgio Matos (9º ano).

Foi de facto um ano extremamente rico a este nível, pois já em março (aquando da celebração do Dia Internacional da Matemática) os nossos estudantes do 9º ano tinham sido distinguidos com o 1º prémio no concurso “Matemática e Arte de Rua”, promovido pela SPM, em conjunto com o Centro de Matemática da Universidade de Coimbra e o Departamento de Matemática da Faculdade  de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra. Saiba mais em: https://ucpages.uc.pt/cmuc/mat-arte-rua/