Back

EXPERÊNCIAS EM ITÁLIA | ERASMUS

No âmbito do projeto de acreditação 2024-1-PT01-KA121-SCH-000216106, os estudantes do sétimo ano de escolaridade do Instituto Duarte de Lemos estiveram envolvidos numa atividade de mobilidade e intercâmbio com a escola Istituto Comprensivo Statale Settimo / Settimo Torinese, de Turim, Itália.

Tendo como linhas mestras o desenvolvimento da capacidade de comunicação em língua estrangeira, o desenvolvimento de literacia digital e de práticas digitais, indo ao encontro do ‘green & digital transitions”, mobilidades virtuais para melhoria do ensino à distância e uma escola intercultural, desde o início do ano letivo as professoras responsáveis pelas duas instituições de ensino, professora Alexandra Sucena e professora Barbara Cardi, reuniram online com o intuito de delinear um projeto de mobilidade que contemplasse os objetivos dos projetos de acreditação de ambas as escolas.

Numa primeira fase, promoveu-se uma mobilidade digital com um encontro dos estudantes através de uma aula à distância, onde estes tiveram a oportunidade de se apresentarem e falarem um pouco acerca do seu país e de algumas das suas tradições.

Posteriormente e após uma seleção dos estudantes interessados em participar nas mobilidades físicas, as professoras responsáveis pelas duas escolas reuniram-se online e criaram os pares de estudantes que iriam acolher e ser acolhidos.  Foram igualmente definidas as datas das mobilidades físicas.

De 9 a 14 de março, um grupo com quinze estudantes e cinco professores italianos visitou o nosso colégio e teve a oportunidade de conhecer mais de perto não só a cultura portuguesa como também o sistema educativo português. No primeiro dia, foram recebidos com um lanche tipicamente português preparado pelos estudantes portugueses e respetivas famílias. Nos restantes dias, para além de terem a oportunidade de estreitarem laços afetivos e se conhecerem melhor, participaram em inúmeras atividades lúdico-pedagógicas que passaram por um workshop acerca da sustentabilidade que culminou com uma visita à cidade de Águeda, uma vez que esta aposta na sustentabilidade não só ao nível de transportes, mas também da arte, tendo um roteiro de arte urbana onde a sustentabilidade é um dos pilares.

Os estudantes visitaram a Pateira de Fermentelos, o maior lago natural da península Ibérica e participaram em inúmeras atividades relacionadas com sustentabilidade como uma caça ao lixo nas margens do rio Águeda, aliando a componente desportiva à componente cívica. Desta forma, através de um passeio de canoa, os estudantes puderam pôr em prática os ensinamentos relacionados com a proteção do meio ambiente e da sustentabilidade.

Por fim, os estudantes italianos participaram num workshop de mandarim, onde aprenderam a escrever o seu nome e tomaram contacto com uma língua totalmente desconhecida para eles. Ao longo do último dia de trabalhos, foram envolvidos em inúmeras atividades experimentais que envolviam a elaboração de “bombas sementeiras” entre outras. Esta visita dos nossos amigos italianos terminou com um jantar de despedida que teve lugar no colégio e contou com não só com os estudantes envolvidos diretamente nesta mobilidade, mas também as suas famílias, proporcionando um momento de confraternização e alegria, onde foram vivenciados os ideias europeus de tolerância, amizade e compreensão.

A mobilidade a Itália decorreu de 5 a 9 de maio, tendo-se revelado numa experiência fantástica para todos os envolvidos. O facto de os estudantes já se conhecerem tornou a mobilidade ainda mais enriquecedora, permitindo que os estudantes reforçassem os laços previamente estabelecidos aquando da mobilidade em Portugal.

À semelhança do que decorreu em Portugal, também os nossos amigos italianos fizeram questão de nos acolher da melhor forma, tendo-se deslocado ao aeroporto para nos receberam com toda a “pompa e circunstância”.

No primeiro dia, e após um belo pequeno-almoço italiano, os estudantes foram conhecer a escola e apresentar um trabalho acerca de Portugal, podendo, desta forma, dar a conhecer o país a um grupo mais alargado de estudantes italianos. Posteriormente, assistiram a aulas de diversas disciplinas, onde foram envolvidos e participaram ativamente. Esta experiência permitiu-lhes perceber as diferenças e semelhanças do ensino entre os dois países.

A comitiva portuguesa foi recebida pela presidente da Câmara Municipal de Settimo no auditório onde decorrem as assembleias municipais, tendo os estudantes ocupado os lugares destinados aos membros da assembleia, simulando inclusivamente uma reunião.

Os estudantes tiveram também a oportunidade de participarem em várias atividades de âmbito cultural, como a visita à Biblioteca Municipal, Archimede Library, onde assistiram a uma palestra de um autor italiano e ficaram a conhecer um pouco da história da própria biblioteca que tem nas suas instalações um estúdio de rádio. Visitaram também o museu da escola Giacosa, onde estão patentes fotografias antigas de antes da II Guerra Mundial, entre vários artefactos curiosos, e o EcoMuseum onde tiveram a oportunidade de aprender acerca de como a história de Settimo está intimamente relacionada com o rio e o papel fundamental deste na economia local ao longo dos vários anos.

A componente desportiva com todos os ideias de inclusão, tolerância e respeito pelo outro, não foi esquecida, tendo os estudantes participado num torneio de Voleibol, promovido pela equipa local Sant’Anna. Foi um momento bastante descontraído que reforçou os laços entre todos, uma vez que as equipas incluíam elementos masculinos, femininos, portugueses e italianos.

Por fim, as famílias italianas juntamente com os professores e estudantes promoveram um jantar convívio onde nos deliciaram com as diversas iguarias italianas. Dança, convívio, amizade foram alguns dos ingredientes mágicos desta atividade.

Os estudantes portugueses e os estudantes italianos estão agora “mais capazes e mais felizes”. São experiências únicas como estas proporcionadas por projetos Erasmus que tornam os jovens cidadãos da Europa, cidadãos do mundo.

PRETENDO SER CONTACTADO



This will close in 100 seconds