IDL CONQUISTA 1º LUGAR NO CN DE JOGOS MATEMÁTICOS

Manuel Almeida, estudante do IDL, conquista primeiro lugar no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

O Instituto Duarte de Lemos participou com uma delegação de oito estudantes, dos ensinos básico e secundário, nos Campeonatos Nacionais de Jogos Matemáticos, que tiveram lugar na Universidade de Aveiro, no passado dia 24 de março.

Os Campeonatos Nacionais de Jogos Matemáticos tiveram o seu início em 2004, envolvendo um conjunto de entidade de natureza científica como a Sociedade Portuguesa de Matemática, a Agência Ciência Viva, a Associação de Professores de Matemática e a Associação Ludus. As várias edições destes campeonatos têm percorrido o país, cabendo este ano a Aveiro a honra de receber a competição, cuja organização a nível local ficou a cargo da Fábrica Ciência Viva de Aveiro, do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e do Projeto Matemática Ensino (PmatE).

Esta competição nacional reuniu cerca de 2000 alunos na Universidade de Aveiro, tendo envolvido ao longo do ano letivo cerca de 100000 alunos de 350 escolas de todo o país, incluindo as regiões autónomas.

Manuel Almeida, estudante do IDL, onde frequenta o 3º ano, foi o vencedor do jogo Semáforo, um dos 6 que integram o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, onde os alunos se distribuem por 12 categorias, sendo o jogo em causa destinado aos estudantes do 1º Ciclo.

A participação do IDL foi extremamente positiva, pois a generalidade dos estudantes que representaram o colégio disputaram intensamente as renhidas rondas de apuramento para as finais que tiveram lugar na parte da tarde, onde o Manuel acabou por alcançar a sua brilhante vitória.

Para além de ganhar o prémio, o nosso Manuel, ganhou destaque no Primeiro Jornal, sendo entrevistado numa reportagem realizada pela SIC.

Muito obrigada a todos os participantes, sempre a representar o IDL de forma INCRÍVEL, estamos orgulhosos!