IDL RECEBE SELO PROTETOR

No passado dia 16 de março, em Cascais, o Instituto Duarte de Lemos participou na Cerimónia de Entrega do Selo Protetor, onde os seus representantes (o Diretor Pedagógico, António Pinho e a Administradora, Cláudia Matos) receberam das mãos da Presidente da CNPDCJ, Rosário Farmhouse, a Bandeira que certifica o colégio com esta distinção até 2023.

Na referida cerimónia participaram as 48 instituições distinguidas a nível nacional. Veja os resultados AQUI.

No dia 17 de março, os representantes do Instituto Duarte de Lemos forma recebidos pelo Presidente da Câmara de Águeda (Jorge Almeida)e pela Vereadora da Educação (Marlene Gaio) que felicitaram o colégio pela distinção obtida, destacando a importância desta para o Concelho de Águeda, que passa a contar com uma instituição certificada com o Selo Protetor.

O projeto SELO PROTETOR constitui-se como um sistema integrado de gestão do risco e perigo e representa uma oportunidade de autodiagnóstico e capacitação dirigida às entidades no âmbito da promoção e proteção dos Direitos da Criança, de acordo com o previsto no Artigo 7º da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo.

O seu modelo inspira-se em experiências nacionais e internacionais já testadas, particularmente no modelo australiano The Blue Card System, que foi desenhado para fornecer informação e orientação que auxilia as entidades que trabalham com crianças e jovens.

É fundamental que as escolas apostem na prevenção dos direitos das crianças através de estratégias integradas para a melhoria das práticas e procedimentos em contexto escolar. Receber o selo protetor significa, então, que o Instituto Duarte de Lemos tem o foco nos direitos das crianças, criando metodologias pró-ativas de promoção desses mesmos direitos.

A promoção, proteção e defesa dos direitos humanos das crianças constitui um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento e progresso das comunidades, sendo imperioso continuar a adotar medidas para a prevenção dos maus-tratos nas crianças e jovens a nível nacional.

Tendo o projeto Selo Protetor como máxima “Garantir Os Direitos da Criança Em Todos Os Contextos De Vida”, naturalmente que merecer esta distinção se reveste de grande importância para o Instituto Duarte de Lemos, que tem como fim contribuir ativamente para que as suas crianças e estudantes se formem no sentido de se tornarem cidadãos “Mais Capazes e Mais Felizes”.