Back

IDL RECEBE SELO PROTETOR

O Instituto Duarte de Lemos foi distinguido com o Selo Protetor, atribuído pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ). 

O projeto SELO PROTETOR constitui-se como um sistema integrado de gestão do risco e perigo, representando uma oportunidade de autodiagnóstico e capacitação dirigida às entidades, no âmbito da promoção e proteção dos Direitos da Criança, de acordo com o previsto no Artigo 7º da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo.  

O seu modelo inspira-se em experiências nacionais e internacionais já testadas, particularmente no modelo australiano The Blue Card System, que foi desenhado para fornecer informação e orientação que auxilia as entidades que trabalham com crianças e jovens. 

É fundamental que as escolas apostem na prevenção dos direitos das crianças, através de estratégias integradas para a melhoria das práticas e procedimentos em contexto escolar. Receber o selo protetor significa, então, que o Instituto Duarte de Lemos tem o foco nos direitos das crianças, criando metodologias pró-ativas de promoção desses mesmos direitos.  

A promoção, proteção e defesa dos direitos humanos das crianças constitui um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento e progresso das comunidades, sendo imperioso continuar a adotar medidas para a prevenção dos maus-tratos nas crianças e jovens a nível nacional.  

Tendo o projeto Selo Protetor como máxima “Garantir Os Direitos da Criança Em Todos Os Contextos De Vida”, naturalmente que, merecer esta distinção se reveste de grande importância para o Instituto Duarte de Lemos, que tem como fim contribuir ativamente para que as suas crianças e estudantes se formem no sentido de se tornarem cidadãos “Mais Capazes e Mais Felizes”.