Back

IDL VENCE CONCURSO LITERÁRIO

Os estudantes do IDL Ana Patrícia Santos (8.º ano) e Manuel Almeida (2.º ano) foram distinguidos no concurso literário “Uma Aventura… Literária 2022”, promovido pela Editorial Caminho.

A Ana Patrícia Santos, aluna do 8º ano no Instituto Duarte de Lemos, venceu a modalidade de Crítica, dirigida a alunos do 3º Ciclo, do concurso “Uma Aventura Literária 2022”, promovido pela Editorial Caminho, com uma recensão de “Uma Aventura na Televisão”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

O Manuel Almeida, do 2º ano, foi distinguido com o 3º prémio, igualmente na modalidade de Crítica, destinada a alunos do 1º e 2º anos.

Anualmente a editora realiza o certame a que concorrem milhares de alunos de escolas portuguesas de todo o mundo. A presente edição contou com 12.798 trabalhos, entre os quais se destacaram dois estudantes do Instituto Duarte Lemos.

Como prémio, ambos poderão escolher um livro que apresentarão aos colegas no próximo ano letivo. Ana Cláudia Henriques, professora da Ana Patrícia, considera que “estes concursos são de extrema importância, pois dão sentido ao trabalho de escrita que é feito em aula. A Ana Patrícia ganhou este prémio pela segunda vez consecutiva e o Manuel Almeida, do 2º ano, motivou-se a concorrer depois de saber que já era habitual trabalhos de colegas serem valorizados publicamente. Há todo um trabalho cooperativo e de investimento que permite que os professores possam sonhar com a possibilidade de criar uma tradição de escrita que é reconhecida fora dos muros do colégio.

A professora Sofia Miranda, do 2º ano, reitera o impacto que este prémio teve na turma, sentindo que há agora mais disponibilidade das crianças para escrever.

Por agora, resta-nos estar com muita atenção pois, em breve, os textos originais que a Patrícia e o Manuel levaram a concurso serão publicados nas páginas finais de um dos livros da coleção “Uma Aventura”. Permanecerão aí, num mágico para sempre que imortalizará o trabalho dos nossos queridos alunos.  A esse propósito, estão já à venda os livros em que constam os trabalhos premiados entre 2020 e 2021. Lá poderemos reler o trabalho da Beatriz Felizardo sobre o “Diário Cruzado de João e Joana” e o texto sobre “O ano da Peste Negra” da Ana Patrícia.

Confira AQUI a lista de vencedores do Concurso Uma Aventura…Literária 2022 – Modalidade de Crítica, publicada pela editora