Back

OH HAPPY DAY 2022

A festa de final de ano escolar do IDL ocorreu esta terça-feira, dia 5 de julho, no Centro de Artes de Águeda, para celebrar em apoteose o espírito de comunidade do colégio, num evento transformador, não só de quem nele participa, mas também da própria cidade, que teve em palco cerca de 150 pequenos grandes artistas. 

Depois de dois anos, a celebração de final de ano voltou a realizar-se sem qualquer restrição. Referiu António Pinho, diretor pedagógico do colégio, que “as crianças e adolescentes foram o grupo etário que mais sofreu com a pandemia. Por isso, esta festa é um regresso renovado ao encontro presencial que celebra o crescimento das nossas crianças e estudantes. Contudo, porque os tempos serão sempre outros, os acontecimentos ocorridos em palco também foram transmitidos em direto pelo Canal Central, dando oportunidade a quem não pôde estar presente de assistir igualmente a esta grande celebração da Família IDL”. 

A festa, apresentada pela Mariana e pela Beatriz, alunas do 9º ano, contou com uma grande variedade de números artísticos em que os mais pequenos foram sempre protagonistas. O espetáculo começou com a dança do Leão Chinês e com a entrega dos diplomas de conclusão do Grau HSK1 por parte do Prof. Carlos Morais, diretor Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro. 

Seguiram-se apresentações de dança, música, mostras de ginástica, peças de teatro e a tão desejada entrega de diplomas aos finalistas. Também se recordaram os prémios e distinções que as crianças e estudantes do IDL conquistaram ao longo do ano letivo em concursos nacionais, em áreas tão distintas como a literatura, as artes ou a matemática, entre outras.

Suporte fotográfico da autoria do fotógrafo Tiago Oliveira

Uma festa desta natureza é a oportunidade de se criar um espaço para o desenvolvimento de atividades lúdicas que são uma fonte valiosa para aprender o que não pode ser ensinado dentro de uma sala de aula. Conhecer os bastidores de um teatro, ensaiar em salas luminosas, usar os camarins, controlar a ansiedade e apresentar-se em palco são competências valiosas que dificilmente se podem desenvolver apenas dentro da sala de aula. Nessa perspetiva, mais do que marcar outra data nos eventos do calendário escolar, a realização do “Oh Happy Day” é um elemento pedagógico importante para a formação académica e emocional das crianças e estudantes.

É seguramente assim que as crianças e adolescentes se tornam Mais Capazes e Mais Felizes, o lema que norteia o Compromisso Pedagógico do Instituto Duarte de Lemos.

Veja e reveja este GRANDE ESPETÁCULO AQUI, gravado pelo CanalCentral.