Back

CAMPANHA LAÇO AZUL 2023

Durante o mês de abril, mês internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, o IDL vai dinamizar várias ações no âmbito da Campanha do Laço Azul, que sensibiliza para esta temática.

Vamos fazê-lo, sobretudo, pela positiva, aliando e envolvendo as famílias através de diferentes ações e projetos que as orientam para uma parentalidade mais consciente, positiva e participativa, fomentando o vínculo, o diálogo e o tempo partilhado entre pais e filhos, enquanto simultaneamente se estreita a aliança escola-família.

Foi de forma magnífica que demos início ao mês de abril e à Campanha do Laço Azul! Com a decoração da entrada do Instituto Duarte de Lemos com um quadro com a reprodução a giz do cartaz de divulgação da CPCJ, foi elaborado pelo estudante do 10º ano do curso de Artes Visuais, com o apoio do Prof. Nuno Saraiva. Iremos continuar a decorar e a pintar os corredores do Colégio de azul, relembrando toda a comunidade escolar da importância de prevenirmos e sermos intervenientes ativos na proteção da infância.

 

Desafiámos as famílias, para esta campanha, com a atividade Conta-me histórias, elaborada pela Psicóloga Ana Roque, que tem o objetivo de convidar todos os Aliados na Educação a cumprir um calendário semanal, durante os meses de abril e maio, contando ou lendo uma história ao seu filho, pelo menos uma vez por semana. As sugestões passam por histórias de livros, mas também da vida real, com a partilha de pais para filhos. O principal objetivo é promover a empatia e os momentos de diálogo entre pais e filhos, reforçando a conexão e o vínculo afetivo. Sabemos que os dias da semana passam de forma apressada, mas acreditamos que no fim de semana haverá tempo e espaço para uma história do nosso calendário.

Os estudantes desenvolveram trabalhos manuais e digitais, nas disciplinas de Cidadania e das TIC.

Agora encontram-se expostos nos corredores e nas redes sociais do IDL, para que mais pessoas possam conhecer esta importante “Campanha do Laço Azul”.

Depois de visualizarem  um vídeo sobre este tema, foi pedido aos estudantes para pensarem em palavras relacionadas e construirem nuvens de palavras.

Outros projetos em desenvolvimento durante o mês de abril serão:

  • Pais com história” , direcionado para os estudantes do 1º e 2º cicloe
  • Um miminho por dia… tão bem que me fazia” , desenvolvido com as crianças do Pré-escolar, em parceria com o Núcleo de Apoio às Crianças e Jovens em Risco do Centro de Saúde de Águeda.

O projeto Pais com histórias dá continuidade à atividade desenvolvida no 1º semestre em conjunto com as famílias, o mural “Sementes de infância”, cuja premissa era “Construir boas memórias de infância é o melhor presente que podemos dar às nossas crianças”. Este projeto pretende novamente desafiar os pais/famílias a partilhar um pouco da sua história enquanto, simultaneamente, constroem memórias afetivas e significativas com os(as) educandos(as) também na escola.

Como? Dinamizando uma atividade com as crianças na sua sala, através da partilha de uma brincadeira, música, dança, desporto ou história que tenha marcado a sua infância.

Para além da partilha intergeracional (cultural, lúdica e emocional), esta atividade pretende sensibilizar e (re)aproximar os pais do mundo da criança e fomentar o diálogo, a partilha e a conexão entre diferentes gerações, incluindo, pais e filhos .

ATIVIDADE FAMÍLIA 1: Fantocheiro e criação de fantoches a partir de colheres de pau

ATVIDADE FAMÍLIA 2: Leitura da história “Encontrei-te” e dinamização dos diferentes jogos tradicionais que surgem ao longo da história e plantação de feijões em algodão.

ATVIDADE FAMÍLIA 3:Caça ao tesouro no IDL com desafios e provas como o balão e a colher, adivinhas e charadas, e muito mais.

ATIVIDADE FAMÍLIA 3: Leitura da história “Essa flor é minha”, uma história sobre o início da Primavera e a amizade. Posterior realização de um trabalho de pintura artística a partir do tema da história.

ATVIDADE FAMÍLIA 4: Cão guia (Para que serve o cão guia e como é treinado. As crianças tiveram ainda a oportunidade de experimentar por momentos as dificuldades sentidas e a importância do Cão guia na autonomia das pessoas cegas).

ATIVIDADE FAMÍLIA 5: explorámos o tema “segurança rodoviária e primeiros socorros” através de simulações ilustrativas de situações tão frequentes do nosso dia-a-dia, como quedas, acidentes, incêndio… Desta forma estaremos mais preparados para saber agir quando algo nos acontecer ou quando alguém junto de nós precisar da nossa ajuda, mantendo sempre a nossa segurança.

ATVIDADE FAMÍLIA 6: partilha de um hobby familiar: capturar os melhores momentos vividos através de drones por via aérea, quer por fotografia ou vídeo, me vez de ser pelo telemóvel ou máquina fotográfica. Em conjunto exploramos este tipo de tecnologia e aprendemos sobre o cuidado que devemos ter em conta para a sua boa manutenção, bem como a sua funcionalidade tendo em conta as diferentes características.