ESTUDANTES DO IDL NA FINAL DAS OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Camila Silva, Inês Neves (9º ano) e Eduardo Albuquerque, do 8ºano, ficaram apurados para a fase final das X Olimpíadas da Língua Portuguesa, que decorrerá nos dias 19 e 20 de maio, em Oeiras.

As Olimpíadas da Língua Portuguesa são organizadas pela Direção Geral da Educação, o Plano Nacional de Leitura, a Direção Geral da Administração Escolar, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Associação de Professores de Português e a Escola Secundária de Camões, e visam incentivar o bom uso da língua portuguesa junto dos estudantes dos ensinos básico e secundário.

Depois da primeira fase, disputada nas várias escolas ao longo do país, seguiu-se a fase regional, disputada em Coimbra no dia 7 de março e cujos resultados foram conhecidos esta semana. Nesta fase regional, o Instituto Duarte de Lemos contou com quatro alunos do ensino básico (Escalão A) e dois do secundário (Escalão B), tendo nessa prova conseguido o apuramento de três estudantes do Escalão A para a final nacional, que reunirá os vinte e cinco melhores alunos a nível nacional.

Nas duas primeiras fases da competição os estudantes foram avaliados com base em provas escritas, onde tiveram que obter uma classificação mínima de 90 pontos em 100 (no caso do Escalão A) e 180 em 200 (no Escalão B).

A terceira será constituída por atividades que visam o desenvolvimento de competências nucleares associadas à língua portuguesa, em domínios específicos, designadamente no que diz respeito à oralidade.

A presença de três estudantes do IDL, entre este restrito grupo a nível nacional, numa iniciativa onde o espírito de rigor e excelência é particularmente valorizado, naturalmente que constitui um importante reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no colégio a nível académico.

Leia a notícia publicada no site da Rádio TerraNova AQUI