A BONDADE IMPORTA | WORLD KINDNESS DAY 2021

“O ato da bondade é algo tão simples de realizar, porém, muitas vezes, difícil de ser praticado. Ajudar alguém, compartilhar aquilo que temos com os outros, praticar pequenas gentilezas no dia-a-dia, coisas simples que devem por todos ser praticadas e partilhadas mais vezes.”

O Instituto Duarte de Lemos foi convidado, enquanto integrante na Rede de Escolas UNESCO, a assinalar o Dia Mundial da Bondade | World Kindness Day 2021 (13 de novembro), contribuindo para uma “bola de neve gigante” de atos de bondade que foram dados a conhecer ao Mundo através da plataforma  kindnessday.world, com o propósito de, futuramente, motivar outros a seguir as nossas ideias.

Visto que todos os dias são uma ótima oportunidade para praticar a bondade, convidámos as nossas crianças e estudantes a ter gestos de bondade em contexto escolar, familiar e/ou na comunidade durante, sensivelmente, uma semana.

Este desafio foi dado a conhecer aos estudantes, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, convidando-os a praticar alguns gestos de bondade, fazendo prova dos mesmos através de vídeo, registo fotográfico ou testemunhal. Por cada ato comprovado, os estudantes receberam um autocolante/carimbo para preencher o seu “Passaporte da Bondade” rumo a um mundo melhor.

Alguns exemplos de ações foram:

• Fazer um bolo e visitar alguém que está só ou triste;
  • Contribuir para o bem-estar da família, ajudando nas tarefas do dia-a-dia;
  • Ajudar os avós no trabalho agrícola;
  • Ajudar animais abandonados, nomeadamente, através de voluntariado e recolha de ração para entrega num abrigo;
  • Recolha de roupa e brinquedos para crianças institucionalizadas;
  • Dividir o lanche com um amigo que não tenha;
  • Recolher lixo na comunidade;
  • Ajudar a carregar as compras de pessoa idosa ou fragilizada;
  • Organizar uma refeição surpresa em família;
  • Chamar um amigo que anda mais sozinho para brincar;
  • Oferecer ajuda a um colega com mais dificuldades;
  • Entre outras boas ações…

Foram ainda deixadas algumas sugestões de leitura dedicadas ao tema para desenvolver em sala de aula nos diferentes ciclos de ensino.

Nós embarcámos nesta viagem, rumo a um mundo melhor! E tu, vens connosco?

Porque a #abondadeimporta #kindnessmatters❤