DIA NACIONAL DO PIJAMA 2021

O Instituto Duarte de Lemos juntou-se mais uma vez à iniciativa do “Dia Nacional do Pijama”, que se comemorou no passado dia 22 de novembro de 2021.
Esta ação da Missão Pijama pretende promover o tema dos Direitos da Infância (20 de novembro – Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança), sobretudo, o direito de crescer numa família.

Neste dia, as crianças do Pré-Escolar e os estudantes do 1º ciclo, trouxeram o seu pijama vestido para escola e participaram em diversas atividades educativas e divertidas, inspiradas na Missão Pijama.

O pijama foi vestido como símbolo de carinho, de compromisso familiar, da história que se lê à noite, da importância das palavras… e para lembrar que “todas as crianças têm direito a crescer numa família”.
Tivemos ainda a oportunidade de assistir a uma pequena atuação do ‘Clube da Dança’ e de dançar em conjunto ao som da música “Acreditar”, canção da Missão Pijama da edição de 2021.

ATIVIDADE “INSPIRAR CRIANÇAS – A FAMÍLIA LEMBRA QUE…”

Em juntamente com esta iniciativa, foi também desenvolvida uma atividade em conjunto com os Aliados na Educação.
Inspirados na história “As palavras esquecidas” do Kit Educativo do Dia Nacional do Pijama, edição 2021, foi construído um mural, com o contributo das famílias, para inspirar as crianças e estudantes através de frases motivacionais que as ajudarão no contexto escolar e na vida.

A referida história e a atividade descrita, pretende realçar o valor das palavras e como é importante pais e educadores promoverem, desde tenra idade, a confiança e auto-estima da criança, nomeadamente, na aprendizagem.

Sabendo que as palavras da família são as mais marcantes e transformadoras, cada família surpreendeu o seu educando com uma pedrinha decorada com frases encorajadoras.

Com o poder das palavras, estas pedras, ficarão sempre disponiveis em sala de aula e ajudarão as nossas crianças e estudantes a contruir as pontes necessárias para ultrapassar os obstáculos e superar as dificuldades, sempre que a sua confiança enfraquecer.