Back

BANCO DO AMIGO

No passado dia 20 de outubro assinalava-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying e este ano o IDL marcou a data de forma um pouco diferente do habitual. Não criámos um espaço para falar do conceito de Bullying, não falámos das suas diferentes formas, das vítimas, dos agressores, das consequências e falámos apenas em PREVENÇÃO!

Parece-nos importante olhar para a prevenção não apenas pela transmissão do conhecimento adquirido sobre o conceito, mas sim pelo legado de valores pessoais e sociais transmitidos às crianças/jovens através dos modelos e do exemplo de todos os adultos que as rodeiam. A prevenção começa também na capacidade humana de ter empatia e respeito pelo outro e na importância de treinarmos estas mesmas capacidades nas nossas relações e nos diferentes contextos (escola, família…) desde tenra idade.

Para colher é preciso semear e mais do que olhar para o Bullying como um problema que tem de ser resolvido, devemos abraçar todas as oportunidades que nos permitam semear, nas crianças e estudantes, o amor necessário para o combater. Se assim for, a colheita chamar-se-á certamente RECIPROCIDADE e como é bom dar e receber e assim promover um ambiente mais gentil na (nossa) escola.

Acreditamos que se falarmos mais de emoções, tolerância e respeito na família, na escola e na sociedade estamos certamente a COMBATER O BULLYING!

Para nos ajudar nesta missão no contexto escolar criámos o BANCO DO AMIGO com a ajuda do Prof. Nuno Saraiva, de alguns estudantes da turma do 6º A e do estudante de Artes Visuais do Ensino Secundário.

Ao longo desta semana temos tido a oportunidade de apresentar o projeto nas diferentes turmas e convidar os estudantes a visitá-lo. Através da partilha de uma história, no caso do 1º ciclo ou de um vídeo de sensibilização para os restantes ciclos, inspiramos a comunidade escolar a ser mais empática, amiga, gentil, inclusiva e bondosa e convidamos os estudantes a preencher o MURAL DA AMIZADE com provas de valor.