Back

3ª MOBILIDADE DO SWDLS

De 7 a 11 de novembro, o Instituto Duarte de Lemos acolheu 17 alunos e 11 professores oriundos de Espanha, Itália, Roménia e Turquia no âmbito do projeto Erasmus+ 2020-1-ES01-KA229-081714 – Stronger With Daily Skills.

Nesta 3.ª mobilidade, o Instituto Duarte de Lemos foi o colégio responsável por dinamizar atividades e visitas cujo objetivo foi promover nos alunos o desenvolvimento de capacidades do dia-a-dia e de autocuidado físico e mental.

No dia 7, deu-se a cerimónia de receção onde todos os alunos do colégio participaram para dar as boas-vindas aos nossos convidados, que foram surpreendidos pela presença de pais de estudantes do IDL de cada um dos países representados. Efetivamente, as primeiras palavras de acolhimento a estas comitivas foram na sua própria língua, proferidas por compatriotas seus que vivem em Portugal e escolheram o IDL como escola dos seus filhos.

Músicas tradicionais de cada um dos países representados e o nosso folclore não faltaram, alegrando todos os presentes.

Posteriormente, a comitiva visitou o Panteão dos Lemos, o patrono do colégio, onde ficou a conhecer um pouco da história da Trofa e do colégio. Este dia culminou com a receção por parte do senhor presidente da Câmara Municipal de Águeda, Enfermeiro Jorge Almeida, e restante staff no salão nobre, onde a comitiva teve a oportunidade de trocar pequenas lembranças.

Na terça-feira, 8 de novembro, a cidade de Porto foi o destino escolhido. O grupo teve a oportunidade de visitar o World of Discoveries e as ruas do Porto, onde a arquitetura foi alvo de destaque.

O dia 9 de novembro foi dedicado aos concelhos de Aveiro e Ílhavo, tendo o grupo subido ao Farol da Barra e apreciado a bela paisagem. Os palheiros da Costa Nova foram o cenário de muitas fotografias, seguido de uma visita às salinas, um workshop de ovos moles e uma viagem no tradicional moliceiro.

O concelho de Águeda foi o eleito para as atividades de quinta-feira, que iniciaram na estação de comboios com destino ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, onde a comitiva foi carinhosamente recebida. Posteriormente, seguiu-se um almoço tradicional português e visita ao Museu Etnográfico de Mourisca do Vouga, que encantou todos os visitantes. Este dia terminou da melhor forma com uma sessão de risoterapia, no IDL, dinamizada por Fernando Batista, da Mais Feliz Associação.

O último dia, 11 de novembro, foi dedicado ao desporto, iniciando-se com a canoagem no Rio Águeda e seguido de mini-golf.

Muitas foram as experiências e as interações durante esta semana inesquecível. A comitiva regressou aos seus países de origem com o coração cheio de carinho, conhecimento e experiências únicas, passando a ser embaixadores do nosso concelho e da Região de Aveiro.

Veja mais informações e fotografias na Página de Facebook do IDL