Back

CENTENÁRIO JOSÉ SARAMAGO

A propósito das comemorações do centenário José Saramago, os estudantes do IDL levaram a cabo uma série de atividades que se relacionam com a obra do autor.

Os alunos do primeiro, terceiro e quarto anos leram o conto “O Lagarto”, discutindo questões ambientais relacionadas com o habitat dos animais e a sua relação com as árvores.

De seguida, juntamente com os colegas do oitavo ano, plantaram uma oliveira, dando continuidade à ideia da oliveira plantada em Lanzarote, na casa do escritor, ou em frente à fundação em Lisboa. Desta forma, lembraram a sensibilidade e preocupação que o autor tinha com a preservação da natureza, nomeadamente com os campos de oliveiras no Alentejo.

Por sua vez, os estudantes do 12º ano assistiram ao congresso “Saramago e os contemporâneos”, na Universidade de Aveiro, onde a professora do IDL, Ana Cláudia Henriques foi uma das oradoras convidadas. Neste evento, tiveram a  oportunidade de ver relacionada a obra de Saramago e a forma como terá influenciado jovens escritores e outros artistas .

A promoção da leitura nas nossas crianças e estudantes é uma das marcas do IDL, pelo que faz todo o sentido lembrar aqui as palavras de José Saramago sobre o ato de ler um livro: “A razão por que se abre um livro para ler é a mesma por que se olham as estrelas: querer compreender… Cada livro é uma viagem para o outro lado.”