COMBATING MEDIA&INFORMATION ILLITERACY TO RAISE GOOD CITIZENS

Nos dias 7 a 9 de fevereiro, o Instituto Duarte de Lemos acolheu um grupo de 17 estudantes e professores oriundos da Bulgária, Itália e Turquia no âmbito do projeto Erasmus+ “Combating Media&Information Illiteracy to Raise Good Citizens”, cuja coordenação se encontra a cargo do colégio.

Nesta segunda mobilidade, a primeira a envolver estudantes, o Instituto Duarte de Lemos, enquanto escola coordenadora, foi responsável por dinamizar atividades e visitas cujo objetivo foi promover nos estudantes o sentido crítico e competências na área da comunicação, visando que se formem enquanto cidadãos atentos à qualidade e fiabilidade das “notícias” veiculadas através das mais diversas fontes informativas (ou não).

O dia 7 de fevereiro iniciou-se com uma visita pedonal pela cidade de Águeda, tendo em seguida a comitiva sido recebida na Câmara Municipal de Águeda pelos Presidente da Autarquia, Jorge Almeida e pela Vereadora da Educação, Marlene Gaio.

Seguiu-se uma visita ao Centro de Artes de Águeda, nomeadamente à Exposição “O Desenho com pensamento”, onde atualmente estão patentes obras de Pedro Cabrita Reis, um dos mais conceituados artistas portugueses da atualidade.

Na tarde de terça-feira teve lugar o momento alto desta mobilidade, onde mais de cinquenta estudantes (do 3º ciclo e secundário) e professores dos quatro países tiveram a oportunidade de participar no seminário “Information as a Public Good”, que decorreu no Café-Concerto, do Centro de Artes de Águeda.

Os oradores convidados foram Ana Cláudia Henriques (professora de Português do IDL), João Palmeiro (presidente da Associação Nacional de Imprensa) e João Paulo Costa (jornalista do Jornal de Notícias, responsável pela delegação de Aveiro e um dos editores da Secção Norte-Sul), tendo fica a moderação a cargo da Prof.ª Alexandra Sucena, coordenadora dos Projetos Erasmus+ no IDL.
Ao longo da tarde brindaram a audiência com excelentes intervenções, fomentando um animado debate sobre uma temática absolutamente central na formação dos nossos jovens, que cada vez mais consomem informação através de meios não convencionais, precisamente onde a necessidade de escrutínio se vem revelando mais crítica.
Das diversas intervenções resultaram ideias chave como a necessidade de consumir informação em órgãos de comunicação prestigiados e consolidados, que dispõem de meios parar produzir informação de qualidade e se regem por imperativos de natureza ética e deontológica, que muitas vezes não estão presentes noutras fontes de informação.
A importância do contraditório, do cruzamento de várias fontes, de confirmar as “notícias” e “informações” que nos chegam pelas mais diversas vias (redes sociais, sites, etc.) foi um conselho importantíssimo transmitido a todos os presentes.Tratou-se, efetivamente, de uma tarde extremamente profícua, onde todos os participantes saíram claramente mais enriquecidos e sensibilizados para a importância do combate às “fake news” e da necessidade de uma informação de qualidade, numa altura em que as fontes de informação se multiplicam diariamente e de forma tão diversificada.

Na quarta-feira, 8 de fevereiro, a comitiva internacional, juntamente com os estudantes do 9º e 10º anos do IDL, desenvolveu as suas atividades em Aveiro, dedicando a manhã a uma visita cultural e turística à cidade dos canais (workshop de ovos moles, passeio de moliceiro, roteiro de Arte Nova e visita às salinas).

A tarde foi passada na Canal Central, onde os estudantes visitaram os estúdios e apresentaram as suas “Ted-Style Talks” sobre o combate ao discurso de ódio e proteção da liberdade de expressão (“Not to hate speech – ideas to adress harmfull digital peech whilw protecting freedom of expression). Em seguida, teve lugar um workshop a partir de trabalhos previamente realizados pelos estudantes em homenagem a jornalistas mortos no desempenho das suas funções (“Heroes – a tribute to journalists killed in the line of duty).

O último dia (9 de fevereiro) foi passado no Instituto Duarte de Lemos, com o desenvolvimento de atividades preparadas pelos estudantes dos quatro países, que as dinamizaram em conjunto e projetaram as próximas mobilidades deste projeto, respetivamente na Itália (final de maio) e Turquia (em outubro).
Em seguida, não poderia faltar a visita ao Panteão dos Lemos, monumento nacional situado junto ao IDL, onde se encontra sepultado o patrono do colégio, D. Duarte de Lemos.
Os trabalhos desta mobilidade, em Portugal, foram encerrados com um jantar de despedida, onde foi foram entregues os certificados e as lembranças relativas a cada país.