ADAPTAÇÕES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O SOU MAIS | I’M MORE é um recurso organizacional de apoio e suporte ao processo de ensino-aprendizagem e ao próprio desenvolvimento da criança/estudante. Tem como missão potenciar ao máximo a inteligência múltipla de cada Cidadão IDL, promovendo a melhor versão de cada um ao longo das diferentes fases do seu desenvolvimento e ao nível de ensino, através da existência de respostas pedagógicas diversificadas e adequadas às suas necessidades específicas.

Uma Educação Inclusiva pressupõe o acesso a um processo de ensino-aprendizagem adaptado às necessidades e potencialidades de cada um. Este tipo de adaptações depende do perfil de aprendizagem de cada estudante, das suas necessidades específicas e, pode também incluir, o processo de avaliação.

Exemplo prático de como este apoio é implementado:

Numa sala à parte, o estudante do 1º ciclo, depois de realizar uma ficha de avaliação formal, adaptada na sua forma e estrutura, existe um exercício de leitura orientada do enunciado. Recorrendo, sempre que necessário, a material manipulável, num tempo ajustado às características da criança e onde são previstas pausas vigiadas, para manter os seus níveis de atenção e motivação em alta.

Posteriormente ainda existe o tão importante tempo para parar, respirar e relaxar, sempre tendo em conta os gostos da criança (desenho e música personalizada…). Uma forma de recuperar energias para o resto do dia.

Medidas e estratégias como estas, fazem muita diferença na vida escolar das criança e estudantes com necessidades específicas, não só pelo impacto significativo nos seus resultados escolares, mas também no seu auto conceito académico, influenciando positivamente o seu desenvolvimento socioemocional e contribuindo para o seu sucesso escolar.