TRANSFERRING INNOVATIVE PRACTICES IN LANGUAGE TEACHING

Instituto Duarte de Lemos organizou congresso Internacional dedicado ao ensino de línguas

Nos dias 17 e 18 de dezembro, decorreu no Instituto Duarte de Lemos, o congresso “Transferring innovative practices in language teaching”.

Este evento internacional contou com a participação de dez oradores oriundos de Espanha, Itália, Grécia e Portugal, que estiveram presentes em Águeda e de 12 oradores que fizeram as suas intervenções online. Inserido no projeto Erasmus+ “Eduplat-(TEACH + LEARN + COLLABORATE + SHARE + FIND) x RESOURCES”, foi o primeiro de quatro congressos que irão ter lugar nos vários países envolvidos neste projeto.

Com o objetivo de transferir práticas inovadoras no ensino de línguas, este evento esteve aberto a todos os docentes interessados, que tiveram a possibilidade de assistir in loco ou online. É de salientar a elevada participação de docentes de vários países europeus e das mais diversas disciplinas, revelando desta forma o seu interesse pela temática em causa.

O Instituto Duarte de Lemos, como entidade organizadora deste congresso internacional, fez-se representar pelas docentes Alexandra Sucena, Ana Cláudia Henriques e Carla Almeida, que apresentaram e partilharam recursos educativos desenvolvidos e aplicados na prática letiva do colégio. Para encerrar os trabalhos da manhã de sábado, foi convidada a professora Lucy Bravo, diretora de Knightsbridge – Examination and Training Centre, primeiro centro de exames de Cambridge, nível platina, em Portugal. No âmbito da parceria do Instituto Duarte de Lemos e da Cambridge Assessment English, esteve presente João Bernardino, representante educativo desta entidade, em Portugal.

No dia 18, das 10h às 13h, todos os docentes presentes tiveram a oportunidade de apresentar as suas questões, dúvidas e testar/ adaptar as ideais partilhadas às suas realidades pedagógicas. Foram ainda distinguidos os melhores recursos partilhados pelos vários docentes ao longo destes dois dias de trabalho.

O balanço deste primeiro congresso internacional dinamizado pelo Instituto Duarte de Lemos revelou-se extremamente positivo dada a larga participação e a qualidade dos recursos analisados e partilhados ao longo das sessões.