Back

EMOTIONAL GPS

Estamos a colocar em prática o EMOTIONAL GPS.

Este é um projeto universal de educação socio-emocional que tem sido desenvolvido pela Psicóloga Ana Rita Roque, em conjunto com a Professora Titular Patrícia Silva, com a turma do 1º A.

O Emotional GPS tem como objetivos gerais:

  • Fomentar o desenvolvimento socio-emocional;
  • Promover o reconhecimento e identificação emocional;
  • Potenciar o desenvolvimento de estratégias de regulação emocional e gestão de conflitos;
  • Ajudar as crianças na integração do grupo;
  • Escutar e respeitar o outro na igualdade e na diferença;
  • Orientar as crianças nas suas necessidades específicas dentro do grupo e aprender a relaxar e a prestar atenção ao momento presente, permitindo escolhas mais consciente.

O projeto tem sido realizado nos encontros semanais de Assembleia de Turma, realizados pela Professora Titular, onde são detetadas necessidades específicas do grupo-turma, no que diz respeito às relações sociais e às necessidades socio-emocionais específicas de cada estudante e onde as crianças são orientadas na resolução de problemas coletivos.

As sessões têm-se desenvolvido a partir de literatura infantil intencionalmente escolhida de acordo com as necessidades definidas e a sua contribuição para os objetivos gerais do projeto. A investigação tem demonstrado que a literatura infantil tem um impacto positivo na literacia e no desenvolvimento de competências socio-emocionais nas crianças, podendo educar para as emoções, auxiliar no processo de socialização e de aquisição de competências de resolução de problemas pelo meio lúdico e da fantasia.

Vamos continuar esta viagem. Para onde será que o nosso o “Emotional GPS” nos irá levar? Daremos notícias em breve! ?