HAPPY YEAR OF THE TIGER

No passado dia 1 de fevereiro, o Instituto Duarte de Lemos vestiu-se a rigor para receber as celebrações do ano novo chinês, um dos eventos mais importantes na China e na imensa comunidade chinesa espalhada por todo o mundo.

Esta data marcou o início do Ano do Tigre, sob influência do elemento água, cujo término acontecerá em 21 de janeiro de 2023. Os 12 signos do horóscopo chinês são representados por animais e repetem-se a cada 12 anos. O tigre ocupa o terceiro lugar, representando força e coragem. Espera-se um ano de dinamismo, propício a novos projetos e a grandes acontecimentos.

As decorações mais tradicionais ganharam vida no colégio, fruto da profícua parceria iniciada em 2015 com o Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro e do talento dos mais de 90 alunos que frequentam a disciplina de Língua e Cultura Chinesa, além da preciosa ajuda das crianças do pré-escolar que elaboraram magníficos tigres, recorrendo à tradicional arte do origami (de origem japonesa).

Entre lanternas vermelhas para afastar a má sorte, faixas e dísticos de ano novo, onde foram expressos bons desejos, até à representação da espetacular dança do dragão, o Ano do Tigre esteve presente nas atividades do IDL ao longo de toda a semana.

Para além disso, a superstição dita que sejam colados nas portas das casas o caractere chinês invertido 福 (lê-se “fu”) que significa “boa sorte”, e por isso as portas do IDL não ficaram de fora no cumprimento desta tradição.

Naturalmente que a gastronomia chinesa não poderia ser esquecida, tendo a ementa do dia de Ano Novo no Restaurante Happy Hour sido constituída por pratos tradicionais chineses, destacando-se os deliciosos noodles com frango. A acompanhar o almoço chinês, cada criança e estudante do IDL levou para casa a receita do prato confecionado nesse dia especial, para se aventurarem na gastronomia chinesa em família.

As comemorações oficiais do Ano Novo Chinês em Portugal, organizadas pela Embaixada da China em Lisboa e pela Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa, decorreram este ano em formato digital, tendo os estudantes do IDL participado neste evento através da interpretação de célebres canções chinesas, como “Flor de Jasmim” e “A lua representa o meu coração”, entre outras. Poderá assistir à coletânea de vídeos realizados abaixo ou em anonovochines.pt , onde foram publicados no âmbito das comemorações online.

O honroso convite foi endereçado ao IDL pela Prof. Wang Suoying, presidente da Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa,   eleita pela televisão estatal chinesa CCTV como uma das dez personalidades que mais contribuíram para a divulgação da cultura chinesa em redor do planeta em 2021.

A participação dos estudantes do Instituto Duarte de Lemos nestas celebrações, divulgadas para toda a comunidade chinesa em Portugal, reveste-se de grande importância, constituindo um importante incentivo para a continuidade do trabalhado desenvolvido ao nível da aprendizagem e divulgação da Língua e Cultura Chinesas no colégio.

 

Com todas estas comemorações relativas ao Ano Novo Chinês, o IDL foi notícia no site da Rádio TerraNova (leia AQUI) e no site da Rádio Soberania (aceda AQUI)