IDL DISTINGUIDO NO CONCURSO “UMA AVENTURA LITERÁRIA 2023”

O concurso literário Uma Aventura Literária 2023, promovido pela editorial Caminho, do grupo Leya, contou com a participação de milhares de alunos de escolas de todo o país e escolas portuguesas no estrangeiro, entre os quais se destacaram vários alunos do Instituto Duarte de Lemos.

Os jovens foram reconhecidos pela forma entusiástica com que escreveram sobre os seus livros preferidos, tendo obtido prémios nas categorias de Crítica Literária e Recomendação de Leitura.

O anúncio dos vencedores foi feito no dia 27 de abril e o colégio teve a honra de ver cinco dos seus estudantes premiados.

Com a coordenação da professora Sofia Miranda, Marco Ribeiro, do terceiro ano, partilhou o segundo lugar na categoria de Recomendação de Leitura. Também do 3º ano, foram agraciados Manuel Almeida e João Tavares com os prémios especiais do júri pelas suas críticas literárias e recomendações de leitura, respetivamente. Finalmente, Inês Neves e Camila Silva (9º ano), alunas da professora Ana Cláudia Henriques, receberam o primeiro prémio da categoria Crítica Literária, a propósito da obra Diário cruzado de João e Joana de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.

Os estudantes premiados terão agora a oportunidade de escolher um livro que apresentarão aos seus colegas numa próxima oportunidade. A escola reconhece a importância deste tipo de concursos, uma vez que permitem dar sentido ao trabalho de escrita realizado em aula e incentivam os alunos a desenvolver as suas capacidades literárias.

Além disso, este concurso literário é especialmente importante, uma vez que permite aos seus professores sonhar com possibilidades reais de escrita que são reconhecidas fora do colégio. Este é já o quarto ano consecutivo em que alunos do Instituto Duarte Lemos são reconhecidos com um prémio literário da Caminho, o que marca o início de uma tradição de excelência no colégio.

Em breve, os textos dos alunos premiados serão publicados nas páginas finais de um dos livros da coleção Uma Aventura, o que permitirá imortalizar o trabalho destes jovens escritores.

Cerimónia de entrega de prémios “UMA AVENTURA LITERÁRIA 2023”

Os estudantes Marco Ribeiro, Manuel Almeida, João Tavares (3º ano), Inês Neves e Camila Silva (9º ano) receberam os merecidos prémios literários da Caminho, nas categorias de Crítica Literária e Recomendação de Leitura. A Margarida, do pré-escolar, recebeu uma menção honrosa, na categoria de Desenho.

Os prémios foram entregues pelas autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, no Pavilhão Carlos Lopes.
É um ORGULHO enorme ver os nossos estudantes a abraçar estas iniciativas e ver o seu trabalho e dedicação reconhecidos.
A participação dos jovens, nestes concursos literários, tem uma importância crucial, promovendo a criatividade, o pensamento crítico e a expressão individual, mostrando-se também uma oportunidade para descobrir novos talentos.
Incentivar a leitura entre os “escritores do futuro” é oferecer-lhes asas para voar no mundo de imaginação e do conhecimento.MUITOS PARABÉNS A TODOS, continuaremos a apoiar as vossas “aventuras literárias”! ?