IDL RENOVA SELO ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA (5ª EDIÇÃO)

O Instituto Duarte de Lemos renovou o Selo Escola Amiga da Criança, uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias diferenciadoras, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar.

O Colégio foi distinguido em quatro categorias, Cidadania e Inclusão, Alimentação e Estilo de Vida Saudável, Espaço Escolar e Sustentabilidade com a distinção de cinco dos seis projetos a concurso, especificamente, ”Eu confiante”, “Aulas de Campo”, “Mãos na Terra”, “Protótipos de Energia Solar” e “Manhã +Família” desenvolvidos ao longo do ano letivo 2021/2022.

O projeto “Eu Confiante” é um programa de promoção da imagem corporal positiva em contexto escolar que foi implementado pela psicóloga escolar numa turma de 3º ciclo de ensino. Este programa teve como principais objetivos: estimular a reflexão sobre a origem dos ideais de aparência física; desenvolver um sentido crítico em relação aos ideais de beleza veiculados nos meios de comunicação social; compreender a importância que a aparência física ocupa na interação com os outros; estimular uma postura ativa na aceitação da diferença física; tomar consciência do impacto (psicológico) da insatisfação corporal; e promover a autoestima e autoconfiança dos estudantes. No final do programa, os estudantes foram desafiados a ser promotores de autoconfiança no contexto escolar desenvolvendo um conjunto de atividades para os diferentes ciclos de ensino. Foi ainda partilhado com todas as famílias um resumo descritivo e fotográfico das atividades desenvolvidas com os estudantes ao longo das sessões, assim como partilhado o “Guia crescer com confiança” direcionado para pais/familiares.

As aulas de campo mantêm-se como um marco no processo de ensino-aprendizagem do Instituto Duarte de Lemos por serem encaradas como um contexto facilitador de aprendizagem, motivação e crescimento para os estudantes. Este tipo de aulas ocorre num ambiente fora do espaço de sala de aula ou até mesmo da escola, em cenários motivacionais e de continuidade às práticas letivas. Como evidência desta prática referem-se alguns exemplos: exploração da natureza, quer no recinto escolar, quer nas idas ao pinhal; projetos na estufa do Colégio; aulas realizadas pelas diferentes turmas do 1º ciclo numa quinta onde as crianças têm oportunidade de tratar dos cavalos, aprendendo a sua alimentação e cuidados específicos, assim como desenvolvem a sua criatividade e arte desenhando e pintando nos próprios cavalos; aulas experimentais em trabalho colaborativo entre docentes de diferentes áreas curriculares; sessão de interculturalidade com voluntários europeus; visita à Fábrica Centro Ciência Viva pelos estudantes do 3º ciclo para participar em workshops de aprendizagem prática na área da Química e na área da Robótica; momentos de leitura orientada ou livre ao ar livre pelas turmas dos diferentes ciclos na disciplina de Português, entre outros.

No âmbito do projeto iniciado no letivo 2019/2020, a Bio Horta Pedagógica, com continuidade nos anos letivos seguintes e candidata nas edições anteriores do Selo Escola Amiga da Criança, surge o subprojeto “Mãos na Terra”. Neste subprojecto a turma do 1º ano de escolaridade plantou ou colheu vegetais e outros produtos agrícolas que foram posteriormente entregues e consumidos no Restaurante Happy Hour (refeitório do Colégio). Esta foi mais uma iniciativa que visou educar e incentivar atividades associadas à produção de alimentos, numa abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos estudantes, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar e adoção de hábitos de vida mais saudáveis.Na categoria Sustentabilidade destaca-se a participação dos estudantes do 5º ano, coordenada pelo Prof. Nuno Saraiva na 12º edição do Grande Prémio Frei Gil, um evento único a nível nacional, que tem como objetivo colocar à prova protótipos de veículos movidos exclusivamente a energia solar, promovendo dessa forma o conhecimento científico nos estudantes e uma forte ação de consciencialização ambiental, onde o Colégio acabou por conquistar o 2º lugar na categoria relativa aos carros e uma menção honrosa com o seu barco solar. Os protótipos foram pensados, planeados e executados exclusivamente pelos estudantes envolvidos nas disciplinas de Educação Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento, sob a orientação do professor responsável.

O evento Manhã +Família foi a oportunidade para uma viagem conjunta entre pais, filhos e escola na vivência do mundo das artes, das histórias, do sensorial e do brincar, promovendo o desenvolvimento infantil e uma parentalidade positiva. O espaço foi cuidadosamente preparado, num conceito multidisciplinar e estimulante pelas experiências sensoriais, artísticas e lúdicas para uma manhã de muita diversão e alegria em família.  Este foi mais uma iniciativa do IDL com a ambição de reforçar a relação escola-família, uma das prioridades de sempre do Colégio, agora mais do que nunca uma necessidade depois de um período de maior afastamento físico das famílias do espaço escolar com todas as restrições da Covid-19 vivenciadas nos últimos dois anos. O Colégio foi o palco impulsionador de tempo de qualidade, conexão, diversão, convívio, compromisso e afeto entre as famílias IDL promovendo Cidadãos IDL atentos, participativos, criativos e FELIZES.