SER CAPAZ. SER FELIZ. SER SAUDÁVEL. – SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Alimentação, e sob o mote “SER CAPAZ. SER FELIZ. SER SAUDÁVEL.”, o Instituto Duarte de Lemos fez da semana de 18 a 22 de outubro a “Semana da Alimentação Saudável”.

Ao longo da referida semana foram desenvolvidas um conjunto de atividades destinadas às crianças e estudantes desde o pré-escolar até ao nono ano, envolvendo toda a comunidade educativa do colégio, com particular destaque para a preciosa colaboração dos Aliados na Educação.

No Workshop “Alimentação Saudável”, a Enfermeira Tânia Almeida, falou às crianças e estudantes do pré-escolar e do primeiro ciclo sobre os benefícios e a importância de uma alimentação saudável desde a mais tenra idade.

Os alunos dos segundo e terceiro ciclos organizaram “Feira da Alimentação – A companhia das Ervas”, que se realizou na tarde de 19 de outubro de 2021. Esta atividade foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e teve o objetivo de divulgar os benefícios da introdução de ervas aromáticas na alimentação do nosso dia a dia. Foi uma tarde cheia de aromas e com uma pitada de música ao vivo, proporcionada pela estudante do 9º ano, Beatriz Felizardo, igualmente aluna no Conservatório de Música de Águeda.

O Concurso “Os Super Saudáveis”, que consistiu na organização e elaboração de lanches “Super Saudáveis” partilhados em cada uma das turmas, envolvendo estudantes, professores e aliados na educação na preparação de mesas atrativas e repletas de alimentos simultaneamente deliciosos e amigos da saúde.O empenho de todas as turmas foi notável, resultando em mesas decoradas com lanches deliciosamente saudáveis.

A distinção de Primeiro Prémio no concurso-escola ‘Mesa Super Saudável’ foi entregue à turma do 1º e 7º ano de escolaridade, representantes do 1º e 2º/3º ciclos de ensino, respetivamente. Os critérios de avaliação utilizados foram apresentação, diversidade alimentar, criatividade e participação dos estudantes/famílias. As restantes turmas receberam um diploma de participação pelo exemplar desempenho neste desafio saudável.

Um grupo de estudantes de quatro estudantes do terceiro ciclo, Beatriz Marçal, Tomás Carmo, Tomás Rebelo e Sérgio Matos, apresentaram aos restantes colegas do colégio uma peça de teatro original sobre a Diabetes, com o sugestivo título “Sabias que…” sob a orientação do professor de teatro, Nuno Saraiva.

As crianças do pré-escolar participaram ao longo desta saudável semana num conjunto de atividades incluídas no projeto “Heróis da Fruta”, uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, que convida as crianças a aumentar a ingestão de «Super Alimentos» (frutas e legumes) e diminuir o consumo de «Super Industriosos» (produtos com excesso de açúcar, sal ou gordura).

A concluir esta intensa semana, a escritora aguedense Andrea Ramos deslocou-se ao colégio para apresentar a sua mais recente obra dedicada ao publico infantojuvenil: “Zezé, o menino guloso”. “Viver para comer ou comer para viver?” e “Dar ouvidos aos meus pais ou fazer orelhas moucas?” foram algumas das perguntas que ficaram respondidas com a leitura deste livro. Foi a partir desta forma divertida que os nossos alunos aprenderam vários valores importantes dentro da temática da obesidade e da obediência.

O reforço da importância de manter bons hábitos alimentares desde cedo, a par da necessidade de informar e esclarecer as crianças e estudantes, e as suas famílias, sobre os riscos para a saúde que poderão advir de uma alimentação incorreta e descuidada, foram os grandes objetivos que nortearam este conjunto de ações.