SOMOS EMOÇÕES | CAMPANHA DO LAÇO AZUL

A edição deste ano da Campanha do Laço Azul, que assinala o mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, apela ao desenvolvimento da inteligência emocional das crianças e a importância da educação emocional logo a partir da primeira infância.

Neste sentido, as psicólogas do serviço SOU MAIS | I’M MORE (psicóloga escolar, Ana Rita Roque e psicóloga clínica, Maria Manuel Martins) do IDL dinamizaram uma sessão dedicada às emoções, com o grupo do Pré-escolar. Sabemos que brincar é o contexto privilegiado de aprendizagem da criança, inclusive, no que respeita às competências socioemocionais e por isso não poderíamos fazer de outra forma na escola.

Assim, de forma lúdica e divertida, identificámos as diferentes emoções associando uma cor a cada uma delas, reconhecemos emoções através de expressões faciais (Estendal das Emoções), aprendemos que para gerirmos as nossas emoções devemos senti-las e “arrumá-las” no lugar certo, com a ajuda de algumas estratégias de regulação emocional e expressámos e partilhámos emoções em grupo enquanto pintávamos o Monstro das Cores.

Para além das cores das nossas emoções, a sessão foi marcada pela cor azul nas roupinhas das nossas crianças, de forma a assinalar e dar força à nossa Campanha do Laço Azul, sensibilizando toda a comunidade educativa para a importância da educação emocional e do compromisso de todos em proporcionarmos uma infância de mais afetos, mais diálogo, mais emoções e mais feliz a todas as crianças. ❤