SOMOS ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA
O Instituto Duarte de Lemos soma mais uma renovação do Selo Escola Amiga da Criança, com a distinção de quatro projetos: “Aulas de Campo”, na categoria de Espaço Escolar; “Banco do Amigo”, na categoria Cidadania e Inclusão ; “Happy Padel Open – powered by IDL” e “Sunny Day IDL Family” na categoria Envolvimento da Família.
Trata-se de uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir escolas que concebem e concretizam ideias diferenciadoras, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar.
Esta distinção é muito importante para o IDL, reconhecendo não só o projeto educativo MAIS CAPAZ e MAIS FELIZ desenvolvido, como também todos os envolvidos e responsáveis pelos respetivos projetos, pelo seu espírito de iniciativa, compromisso e dedicação para com as nossas crianças e estudantes. Importa, no entanto, salientar que este selo reflete não só a dedicação desses elementos, mas também de toda uma equipa que (junta) faz a diferença nesta missão tão especial… de (co)construir dias de infância (mais) amigos, saudáveis e felizes!
Abaixo damos a conhecer mais informações sobre os projetos distinguidos:
AULAS DE CAMPO
No Instituto Duarte de Lemos as aulas de campo são encaradas como um instrumento facilitador de aprendizagem, motivação e crescimento dos estudantes envolvidos. Estes são momentos únicos e cruciais na relação entre colegas, alunos e professores. As aulas de campo ocorrem num ambiente fora do espaço de sala de aula ou até mesmo da escola, cenários que são encarados como uma continuidade da sala de aula e o palco ideal para motivar ainda mais os estudantes, estimulando a sua curiosidade, autonomia, participação ativa e espontânea no processo de ensino-aprendizagem. Com este tipo de aula pretende-se promover a aplicação prática de conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula, possibilitando simultaneamente uma estimulação multissensorial das crianças e dos jovens, tão importante no desenvolvimento e educação infantil. Como evidência desta prática mencionamos alguns dos seguintes exemplos: exploração da natureza quer no recinto escolar, quer nas idas ao pinhal com as turmas dos diferentes ciclos, conforme os objetivos psicopedagógicos alcançar; com a chegada da Primavera as crianças do Pré-escolar foram à procura dos elementos naturais característicos desta estação do ano, utilizando o seu tablet IDL ALL para fazer um registo fotográfico dos mesmos; as aulas com o projeto “Mãos na Terra” da turma do 1º ano de escolaridade, que se realizam todas as sextas-feiras na estufa do Colégio; aulas realizadas pelas diferentes turmas do 1º ciclo numa quinta onde as crianças têm oportunidade de tratar dos cavalos, aprendendo a sua alimentação e cuidados específicos, assim como desenvolvem a sua criatividade e arte desenhando e pintando nos próprios cavalos; aulas experimentais, como por exemplo, a realizada pelo 4º ano de escolaridade com a professora titular em coadjuvação com uma professora da área disciplinar de Ciências Naturais onde foi realizada uma Erupção Vulcânica; visita à Feira Rural dos estudantes do 2º e 3º ciclos, onde os estudantes puderam contactar com animais e utensílios característicos do mundo rural e participar num workshop sobre a produção de mel e outro relativo ao processo de compostagem; sessão de interculturalidade com voluntários europeus onde os estudantes do 3º ciclo aprenderam mais sobre outras culturas concretizada em experiências reais de outras pessoas; visita à Fábrica Centro Ciência Viva pelos estudantes do 3º ciclo para participar em dois workshops de aprendizagem prática na área da Química e na área da Robótica; momentos de leitura orientada ou livre ao ar livre pelas turmas dos diferentes ciclos na disciplina de Português. Esta pedagogia de campo é bastante facilitador do entendimento prático de diversos conteúdos programáticos, assim como nos parece imprescindível no desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes e no seu envolvimento e motivação ao longo do processo de ensino-aprendizagem, pois mais facilmente se transformam em seres pensantes, críticos, autónomos e atuantes.
SUNNY DAY IDL FAMILY
Com base em alguns projetos desenvolvidos pelos estudantes, este ano o Instituto Duarte de Lemos escolheu um dia de luz, calor e positividade para celebrar a natureza e o mês da família. No passado dia 19 de maio, o IDL realizou o “Sunny Day IDL Family”, um dia dedicado ao Sol, aos estudantes e às famílias (aliados na educação, colaboradores e suas famílias…), com diversas atividades de âmbito solar e espaços atrativos e inspirados no sol e no bem-estar das crianças/estudantes. Este projeto teve ainda como principal objetivo envolver o número máximo de pessoas na problemática da sustentabilidade e na importância das energias limpas e no respeito pela natureza, tendo sido enquadrado e finalista nacional do Prémio Energy Up (Fundação Galp). Com efeito, ao longo do dia, as turmas do 4º ao 9º ano visitaram e aprenderam com os diferentes stands (Ponto Solar, Carros Solares, Barcos Solares, Fornos Solares, Exploratório Solar e Laboratório de Fotossíntese) desenvolvidos e dinamizados por uma turma do 2º ciclo e uma do Ensino Secundário. Da parte da tarde uma das turmas do 2º ciclo realizou ainda uma corrida de carros de rolamentos criados pelos estudantes com a presença de alguns pais na plateia. As crianças do Pré-escolar e as restantes turmas do 1º ciclo passaram a tarde ao ar livre movimentando-se, igualmente, em diferentes espaços disponíveis (Estendal das Mensagens, Histórias ao sol e Kit Girassol, Atelier de pintura, Atelier de exploração artística e Cozinha sensorial) cuidadosamente preparados, num conceito multidisciplinar e estimulante pelas experiências sensoriais, artísticas e lúdicas que proporcionam. O final do dia trouxe as famílias à escola e com elas momentos repletos de cumplicidade e partilha entre os estudantes e as suas famílias e toda a comunidade IDL. O convívio começou com um Baila Natura à Volta do Sol – Danças do Mundo para Pais e Filhos, um abraço comunitário que junta danças do mundo, movimento e expressão e um convite para pais e filhos se (re)encontrarem nesta arte de dar vida ao Sol Dançante que vive dentro de cada um, com ajuda de uma Professora de Babyoga e Playoga. De seguida os estudantes brilharam na «red carpet» com a roupa IDL Fashion e por fim a noite continuou com o calor e a positividade trazida por um Sunset Party feito do convívio e dos sorrisos entre pessoas conectadas e com o espírito de pertença a uma comunidade. Este foi mais uma iniciativa do IDL com a ambição de reforçar a relação escola-família, uma das prioridades do Colégio, enquanto simultaneamente promove momentos de aprendizagem e diferenciadores no desenvolvimento infantojuvenil, sendo palco impulsionador de tempo, diversão, convívio, experiências, compromisso e afeto entre as famílias IDL. Cientes do futuro e da necessidade de tomar medidas ambientais, achamos que SOL e a nossa conexão e com os elementos naturais é o caminho para um futuro mais luminoso. O dia do Sol e da Família IDL, não fica por aqui, mas sim começa aqui, mais Dias do Sol virão.
HAPPY PADEL OPEN – POWERED BY IDL
No dia 20 de outubro assinalava-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying e este ano letivo o IDL marcou a data de forma um pouco diferente do habitual. Não criámos apenas um espaço para falar do conceito de Bullying, das suas diferentes formas, das vítimas, dos agressores, das consequências, mas falámos muito na sua PREVENÇÃO! Parece-nos importante olhar para a prevenção não apenas pela transmissão do conhecimento adquirido sobre o conceito, mas sim pelo legado de valores pessoais e sociais transmitidos às crianças/jovens através dos modelos e do exemplo de todos os adultos que as rodeiam. A prevenção começa também na capacidade humana de ter empatia e respeito pelo outro e na importância de treinarmos estas competências nas nossas relações e nos diferentes contextos de vida (escola, família…) desde tenra idade. Pensámos o espaço da escola e em todas as situações em que já vimos alguém sozinho, com dificuldade em se integrar ou em fazer amigos na escola; quando vimos alguém triste ou zangado, com dificuldade em pedir ajuda e nós temos a capacidade de ler os seus sinais e de nos colocarmos no lugar do outro então estamos prontos para AJUDAR… com presença, com uma palavra, um abraço silencioso, um sorriso, um convite para brincar… Para colher é preciso semear e mais do que olhar para o bullying como um problema que tem de ser resolvido, devemos implicar-nos na sua prevenção e abraçar todas as oportunidades que nos permitam semear na criança o amor necessário para o combater. Se assim for, a colheita chamar-se-á certamente RECIPROCIDADE e como é bom dar e receber e assim promover um ambiente mais gentil na (nossa) escola. Acreditamos que ao falar mais sobre emoções, tolerância e respeito na família, na escola e na sociedade estamos certamente a combater o bullying! Para nos ajudar nesta missão no contexto escolar criámos o BANCO DO AMIGO com a ajuda do professor de educação tecnológica e educação visual, de alguns estudantes de uma turma do 2º ciclo e de um estudante de Artes Visuais do Ensino Secundário. Pusemos mão à obra a partir de um brainstorming feito com a turma, a psicóloga escolar e o referido professor ainda no ano letivo anterior, onde se discutiu o material a utilizar, o formato do banco, a sua localização, as cores, as palavras a escrever, entre outros detalhes. O banco foi inaugurado simbolicamente no Dia Mundial de Combate ao Bullying e o projeto dado a conhecer nos diferentes anos de escolaridade pela voz da psicóloga escolar e de alguns alunos do 2º ciclo que participaram na criação do Banco do Amigo. Através da partilha de uma história, no caso dos alunos do 1º ciclo e de um vídeo de sensibilização para os restantes ciclos de ensino, inspirámos a comunidade escolar a ser mais empática, amiga, gentil, inclusiva, explicando os objetivos deste banco especial. Convidámos ainda todos os estudantes a usar o Banco do Amigo distribuindo o seguinte desafio: “Se encontrares um(a) colega sozinho(a) neste banco, apresenta-te e pergunta se quer brincar ou se precisa simplesmente de um abraço ou de companhia. Torna-te no maior caçador de amizades e cola este papel no Mural da Amizade e receberás a melhor recompensa… mais um amigo para a vida.”
Saiba mais informações em escolaamiga.pt