Back

CINEASTAS DIGITAIS – XV EDIÇÃO 2021|2022

O concurso Cineastas Digitais lança desafios, aos jovens do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (regular e profissional), de representarem, em pequenos vídeos, temas ligados aos Valores (Direitos Humanos, Ambiente e Vida Saudável, Ética Desportiva, etc.), ao quotidiano da vida escolar ou às preocupações do dia a dia.

O projeto Cineastas Digitais é um exemplo de como se pode promover a articulação curricular entre disciplinas como Português, Línguas Estrangeiras, História, Geografia, TIC, entre outras. Desde o início, há mais de uma década, que este projeto promove abordagens diferenciadas em contextos de aprendizagem, criando a oportunidade de mobilizar várias disciplinas no tratamento de temas transversais às várias áreas do conhecimento. Deste modo, o projeto Cineastas Digitais assume-se como uma proposta de Domínio de Articulação Curricular (DAC), validada ao longo de treze anos e de âmbito nacional.

A edição deste ano, a XV, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, no âmbito da área curricular “Cidadania e Desenvolvimento”, tem como tema geral “Mobilidade das Pessoas”. Nesse sentido, a proposta consiste em que os temas a abordar sejam no âmbito dos domínios “Interculturalidade” (e.g. turismo, lazer, projetos interculturais), “Mundo do Trabalho” (e.g. desemprego, empreendedorismo, viagens de negócios), “Segurança, Defesa e Paz” (e.g. pobreza, refugiados, migrações).

As abordagens temáticas e técnicas deverão ser diferenciadas em função das três categorias de vídeos previstas no regulamento, a saber:

  • “Nano Vídeos” (duração inferior a 30 segundos e com requisitos técnicos elementares), cujo tema é “Mobilidade das Pessoas”;
  • “Vídeo Curtas” (duração entre os 30 segundos e 3 minutos), cujo tema é livre;
  • “Vídeo Narrativas” (duração entre os 3 e os 6 minutos, com uma estrutura que permita perceber uma história), cujo tema é “Mobilidade das Pessoas”.

Apesar do mais importante ser o processo de participação, haverá prémios para as equipas premiadas:

  • Vale de compras por aluno, da equipa vencedora, em estabelecimentos ligados à venda de bens culturais e/ou tecnológicos;
  • Livros para os professores orientadores das equipas e respetivas escolas;
  • Troféus e diplomas para alunos, professores e escola.

O Instituto Duarte de Lemos convida à participação de todos os alunos interessados.Podem consultar o regulamento do concurso AQUI.

Para qualquer esclarecimento adicional, consulte o site cineastas.ccems.pt .

Poderá também contactar as entidades promotoras do concurso a partir dos emails cineastas@ccems.pt ou equipa@ccems.pt.