Back

VIAJÁMOS ATÉ ZAFRA – STRONGER WITH DAILY LIFE SKILLS

De 9 a 13 de maio, decorreu a 2.ª mobilidade no âmbito do projeto Erasmus – KA229-081714_5, ‘Stronger with Daily Life Skills”. Os alunos Beatriz Alves, Guilherme Rodrigues, Letícia Ferreira e Rodrigo Ventura, do 6.ºA, viajaram até Zafra, Espanha, na companhia da professora coordenadora do projeto, Alexandra Sucena, e da professora de ciências, Maria Ofélia Silva.

Ao longo desta semana, os alunos das escolas envolvidas no projeto (Espanha, Itália, Roménia, Turquia e Portugal) participaram em diversas atividades cujo objetivo foi desenvolver as ‘daily life skills’.

No primeiro dia de atividades conjuntas, tivemos a oportunidade de visitar a cidade de Sevilha e aí aprender um pouco mais sobre a história de Espanha e da descoberta das Américas por Cristóvão Colombo. O desenvolvimento de competências sociais teve o seu início com o piquenique que nos foi oferecido pelos alunos da escola Manuel Marìn, de Zafra. Neste momento, os alunos das diversas nacionalidades tiverem a oportunidade de interagir, se apresentarem e começarem a estreitar laços de amizade.

No dia 10 de maio, iniciámos a nossa aventura na escola Manuel Marìn, onde fomos maravilhosamente recebidos pelos alunos que nos presentearam com uma atuação musical, interpretando o Hino da Alegria de Beethoven. As surpresas estavam apenas a começar. Depois de um pequeno lanche composto por iguarias espanholas: churros, rosquilhas, bolos, ‘ColaCao’, entre outros, fomos convidados a assistir a um espetáculo de boas-vindas dinamizado por todos os alunos da escola, desde o ensino pré-escolar até ao 6.º ano. Foi um momento fantástico de homenagem aos diferentes países envolvidos no projeto e aos alunos e professores. Posteriormente, fomos conhecer a cidade de Zafra, visitando alguns dos lugares icónicos da cidade, como a Plaza Chica, a Plaza Maior, o castelo Alzahar, entre outros.

O terceiro dia foi dedicado a desenvolver as competências de saúde e bem-estar com a visita ao “Balneario El Raposo”, onde os alunos em equipas com os diferentes colegas participaram numa prova de orientação pelo parque verde do recinto e posteriormente fizeram arborismo. Foram experiências fantásticas que testaram as suas capacidades físicas e intelectuais. Este dia terminou com um workshop de Flamenco, onde quatro professoras da escola Manuel Marìn se apresentaram maravilhosamente vestidas de Sevilhanas e interpretaram uma dança. Os restantes alunos e professores, guiados pelo professor de Flamenco, Andrés Malpica, deixaram-se levar pelos encantos desta maravilhosa arte e aprenderam uns passos básicos de Flamenco.

Na manhã do penúltimo dia em Zafra, professores e alunos foram encaminhados para atividades diferentes. Os alunos ficaram na escola Manuel Marìn a participar em diversos workshops onde aprenderam a fazer papel reciclado e a decorar leques, tendo posteriormente assistido a um espetáculo de magia. Por sua vez, os professores participaram num workshop na escola “Rooter School – Escuela Montessori Bilingie”, onde tiveram a oportunidade de estar em contacto com a pedagogia de Montessori e ver na prática como as “daily life skills” são trabalhadas desde tenra idade.

Por fim, na sexta-feira, os alunos puderam trabalhar as suas competências de autonomia doméstica, visitando o mercado da cidade de Zafra e, em grupos transnacionais, tiveram que comprar todos os ingredientes necessários para posteriormente confecionarem uma típica Paella. De seguida, dirigimo-nos para a casa da cultura de Zafra, onde um chef nos esperava para dar todas as instruções necessárias aos alunos para que estes cozinhassem uma bela Paella. Antes de porem mãos à obra, a cada aluno foi dada uma saca que continha um avental, um chapéu de cozinheiro e uma faca. Seguindo todas as instruções atentamente, os alunos confecionaram uma deliciosa Paella que posteriormente foi servida aos professores e alunos num almoço de despedida, onde reinou a boa disposição e alegria.

Foi uma semana recheada de novas experiências e aventuras que os alunos jamais esquecerão. Mas melhor do que sermos nós a afirmar isso, pedimos a opinião na 1º pessoa, aos estudantes que participaram nesta fantástica experiência.

Beatriz Alves, 6.º:A Na minha opinião, a viagem foi espetacular e gostava muito de repetir esta experiência, mas também tenho que dar a vez aos meus colegas de turma. No primeiro dia, quando conheci toda a gente, eu fiquei um pouco nervosa pois não sabia como comunicar, mas acabei por me safar. As visitas em Sevilha e em Zafra, onde visitámos castelos e catedrais, foram muito interessantes, pois vimos edifícios muito bonitos, grandes e decorações maravilhosas. Também passámos um dia no “Balneario El Raposo”, que também foi muito divertido e onde escalamos, atravessamos escadas e deslizamos num slide.”

Guilherme Rodrigues,:A minha primeira experiência numa mobilidade Erasmus foi fantástica, primeiro porque foi a primeira vez que andei de avião. No início tive medo, mas depois gostei porque é relaxante estar sentado enquanto o avião voa. Em Sevilha, gostei muito de visitar o palácio de “Real Alcázar”. É muito bonito, principalmente os jardins, porque de um lado temos um jardim tipo italiano e do outro lado é um jardim tipo francês. A história do palácio e todas as instalações e decorações são muito interessantes. Conheci pessoas novas e criei novas amizades!

Letícia Ferreira:Eu adorei a experiência em Espanha, uma vez que foi super divertida e engraçada. Gostei de conhecer pessoas novas e comunicar com elas em inglês! De tudo o que nos fizemos, o que gostei mais foi quando nos receberam na escola Manuel Marim com um espetáculo lindíssimo. A atividade desportiva, na quarta-feira, no parque desportivo “Balneario El Raposo” foi desafiante. O workshop de Flamenco também foi muito engraçado, pois dançámos todos: professores e alunos. Acho que foi umas das melhores experiências na minha vida e amei quando os professores dançaram connosco na discoteca do restaurante. Durante este tempo todo, nesta semana, foi a primeira vez que me senti livre!

Rodrigo Ventura, 6.ºA:Ter participado nesta mobilidade do projeto Erasmus foi fantástico, pois aprendi novas coisas sobre Espanha, vivi novas experiências, diverti-me, fiz amigos novos, desenvolvi a cidadania, visitei sítios novos e principalmente desenvolvi a minha responsabilidade. Foi uma experiência nova para mim, pois nunca tinha feito uma viagem de estudo para outros países. Gostei muito e gostava de ir outra e outra vez! Aprendemos a cozinhar uma comida tradicional Espanha chamada ‘Paella’, visitámos castelos, catedrais e igrejas interessantes com histórias fabulosas, comunicámos e interagimos com pessoas novas e de outros países e culturas.