CONCLUÍMOS MAIS UM PROJETO ERASMUS

O projeto “Combatting Media&Information Illiteracy to Raise Good Citizens”, coordenado pelo Instituto Duarte de Lemos, juntou quatro países (Bulgária, Itália, Portugal e Turquia) com um objetivo comum de desenvolver e promover junto dos seus alunos e professores competências digitais que lhes permitam exercer uma cidadania plena e consciente, onde o olhar crítico para com as notícias veiculadas pelos meios de comunicação social está sempre presente.

Ao longo dos dois anos do projeto, cerca de 50 alunos e 18 professores tiveram a oportunidade de trabalhar em conjunto, fazendo com que esta cooperação culminasse em vários produtos que poderão ser utilizados não só pela comunidade escolar, mas também pela comunidade no seu todo, promovendo desta forma a literacia dos Media em plenitude.

Os trabalhos tiveram início em outubro de 2021 com vários encontros online por parte dos professores responsáveis em cada um dos países envolvidos. Posteriormente, em julho de 2022, um grupo de professores reuniu-se em Razlog, Bulgária, para dar início ao projeto, delineando as estratégias necessárias para a correta implementação do mesmo.

Em fevereiro de 2023, o Instituto Duarte de Lemos teve o prazer de receber os alunos e professores vindos da Bulgária, Itália e Turquia. Ao longo de cerca de uma semana, estes tiveram a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com os alunos dos 9.º e 10.º anos do IDL, desenvolvendo competências no âmbito da literacia dos Media.

Em maio de 2023, um grupo de 4 alunos e dois professores do IDL deslocaram-se a Verona, Itália, onde foram calorosamente acolhidos pelos professores e alunos da escola  “Educandato Agli Angeli” e juntamente com os colegas da Bulgária e da Turquia participaram em várias palestras e workshops sobre o tema do projeto.

Finalmente, em outubro de 2023, um grupo de quatro alunas do 10.º ano e 2 professoras do IDL visitaram Manisa, onde foram recebidas pelos representantes da ONG “Magnesia Egitim”.

Durante esta mobilidade, foram dinamizadas várias atividades com jornalistas e professores turcos, e apresentados os trabalhos desenvolvidos pelas alunas portuguesas, bem como pelos alunos búlgaros, italianos e turcos.

Chegados ao fim deste percurso, todos os alunos e professores envolvidos estão certamente mais enriquecidos cultural e intelectualmente, pois a constante partilha de conhecimentos e estreita colaboração resultou numa mais-valia para a prática letiva dos docentes e vida académica dos alunos envolvidos. Ao longo deste projeto foram produzidos vários outputs que estão disponíveis na página do projeto (https://www.mediainformationilliteracy.eu) para que toda a comunidade possa implementar estratégias de combate à iliteracia dos media.

Leia a notícia no Jornal Soberania do Povo