Back

Emotional GPS

o “Emotional GPS” é um projeto universal de educação socio-emocional desenhado para a faixa etária do 1º ciclo de ensino e que tem sido desenvolvido, no presente ano letivo, pela Psicóloga Ana Rita Roque em conjunto com a Professora Titular Daniela Pereira, em articulação com a Professora Carla Almeida, com a turma do 3º A.

O projeto é concretizado em sessões semanais onde se pretende cumprir os objetivos gerais a que se propõe, nomeadamente, fomentar o desenvolvimento socio-emocional, promover o reconhecimento e identificação emocional e detetar necessidades específicas do grupo-turma no que diz respeito às relações sociais e às necessidades socio-emocionais específicas de cada estudante, aproveitando estes encontros para orientar as crianças na regulação emocional e na resolução de problemas coletivos.

As sessões são elaboradas a partir de literatura infantil intencionalmente escolhida ou através de dinâmicas de grupo dinamizadas de acordo com os objetivos específicos de cada sessão e dos objetivos gerais do projeto. Nestes momentos o lúdico, o diálogo, a relação e a interação em grupo são meios privilegiados de aprendizagem socioemocional.

DESCRIÇÃO SOBRE AS DINÂMICAS REALIZADAS:

Dinâmica “A linha” – Uma linha que nos separa e nos aproxima. Uma linha que nos ajuda a descobrir o tanto que nos une e nos diferencia.
– Com a ajuda do “jogo” da linha, escutamo-nos e descobrimos coisas novas sobre quem nos rodeia. Demos um passo na aceitação da diferença e com empatia aceitamos que somos todos humanos, não somos perfeitos, cometemos erros, mas estamos juntos nesta condição e nesta nossa “viagem” partilhada.

Relaxamento “Quietinho como uma rã– As crianças vivem atualmente numa sociedade altamente conectada, com inúmeros estímulos à sua volta, e num ritmo de vida acelerado. Por isso, é tão importante criar momentos de pausa, descanso, onde procuramos silenciar a mente e conetar-nos com o momento presente. Através de um relaxamento guiado em grupo procuramos «o pântano da calma», um lugar (dentro de nós) silencioso, calmo, concentrado e relaxado, onde aprendemos a sentir e a controlar o nosso corpo e a nossa respiração.

Seguimos viagem!

Para onde será que o nosso o “Emotional GPS” nos irá levar? Daremos notícias em breve! 😊