IDL CONQUISTA 3º LUGAR NAS OLIMPÍADAS PORTUGUESAS DA BIOLOGIA 2024

Estudante do IDL conquista 3º lugar nas Olimpíadas Portuguesas da Biologia 2024

Eduardo Albuquerque, estudante do 9º ano do Instituto Duarte de Lemos, alcançou o 3º lugar a nível nacional na edição de 2024 das Olimpíadas Portuguesas da Biologia, na categoria Júnior (Ens. Básico).

As Olimpíadas Portuguesas da Biologia (OPB) são um concurso de Ciência, na área da Biologia, destinado a estudantes do ensino Básico e Secundário, público ou privado, agrupados em duas categorias: as Olimpíadas Júnior (Básico, 9º ano) e as Olimpíadas Sénior (Secundário).

A organização das OPB está a cargo da Ordem dos Biólogos, em colaboração com o Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento, contando ainda com importantes parcerias como o INIAV, a Direcção Geral de EducaçãoFundação Calouste GulbenkianEPAL e a Ageas Seguros, e ainda com o apoio de numerosas empresas e instituições nacionais de prestígio.

Os principais objetivos desta iniciativa que envolve escolas de todos o país, são os seguintes:

• Estimular o interesse dos alunos pela Biologia, em particular na área experimental desta área de conhecimento.
  • Aproximar a Universidade do ensino secundário, introduzindo conceitos e práticas que facilitam o conhecimento da realidade do ensino superior.
  • Relacionar a Biologia com a realidade económica, social, promovendo uma melhor cidadania.
  • Promover intercâmbio de ideias e de experiências entre os alunos, nacional e internacionalmente.
  • Estabelecer relações de amizade entre jovens de diferentes países, fomentando a cooperação entre os povos.
  • Estimular o gosto e o prazer pelo ensino e pela aprendizagem da biologia.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no sábado, dia 4 de maio, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

O Eduardo Albuquerque esteve acompanhado pela sua família e pela Prof.ª Rosária Santos, sua professora de Ciências Naturais há vários anos.

A Direção Pedagógica do Instituto Duarte de Lemos felicita o Eduardo e todos os estudantes e professores que se envolveram nesta edição das Olimpíadas Portuguesas da Biologia, que mais uma vez permitiram ao Colégio estar entre os melhores a nível nacional, afirmando o seu compromisso de excelência com os estudantes, as suas famílias e a comunidade onde nos inserimos.