SELO ESCOLA PELO BEM-ESTAR DIGITAL 2024 ATRIBUIDO AO IDL

O Instituto Duarte de Lemos conquistou uma importante distinção no reconhecimento do Colégio como escola impulsionadora e promotora de uma infância e juventude mais saudável, capaz e mais feliz também na área digital. O Selo Escola pelo Bem-estar Digital, uma iniciativa do projeto “Agarrados à Net”, espelha um conjunto de atividades anuais que são desenvolvidas no IDL com o objetivo de sensibilizar os estudantes e toda a comunidade escolar para o bom uso das tecnologias. De facto, bem-estar digital não é simplesmente desconectarmo-nos por períodos dos dispositivos. É sim, uma maneira holística de pensar sobre como, quando, onde e porquê estamos a interagir com a tecnologia e quais podem ser os efeitos dessas escolhas noutros aspetos da nossa saúde, nomeadamente a física, mental e emocional, afetando a nossa vida pessoal, familiar, profissional/escolar e social. Trata-se de dar intenção à nossa atenção e fazer um uso consciente, equilibrado e saudável das tecnologias, nomeadamente, dos ecrãs, aproveitando o que de melhor têm para nos oferecer.

No presente ano letivo, o IDL vai realizar a Semana do Bem-Estar Digital com o objetivo de promover informação e sensibilizar e educar sobre o tema do bem-estar digital às crianças, jovens e adultos, procurando colocar esta temática nas discussões e preocupações dos jovens, educadores e famílias. A ideia não é desligarmo-nos completamente dos ecrãs durante uma semana, até porque, praticamente tudo, atualmente, envolve um ecrã e o fruto proibido pode tornar-se o mais apetecido. Para além disso, a tecnologia tem muitas vantagens e oportunidades pedagógicas e de outras áreas que devemos aproveitar. Assim, pretende-se com esta iniciativa encorajar os estudantes e as famílias a tomarem consciência da sua vida digital, pensar os riscos e melhorar o impacto negativo no dia-a-dia dos estudantes e das famílias, assumindo simbolicamente nessa semana o compromisso de mudança, mas com a expectativa de que a mudança se reflita ao longo dos anos.

Pensamos agora, porque quanto mais precocemente forem as crianças e os adolescentes saudáveis nesta sua relação tecnológica, mais felizes serão como adultos do amanhã.

Saiba mais sobre este projeto no site  www.bemestardigital.pt